Realização de Prestação de Contas (PC)

O docente/pesquisador poderá solicitar apoio à Célula para realização da Prestação de Contas, contudo deverá atentar para o prazo de entrega da mesma.

Caso o docente/pesquisador solicite o apoio com menos de 60 dias da data de entrega da PC, a solicitação será recusada. Caso a recusa ocorra, o docente/pesquisador ficará responsável pela PC devendo tomar todas as providências necessárias para realizá-la.

Quando o docente/pesquisador procurar a Célula com a antecedência necessária (no mínimo 60 dias do prazo de entrega da PC) a Célula realizará a prestação de contas, podendo pedir ao docente/pesquisador que corrija eventuais pendências encontradas na documentação encaminhada.

Fluxo a partir do recebimento dos documentos:

Importante:

São imprescindíveis para a prestação de contas acesso aos seguintes documentos e informações:

  • Termo de Outorga;
  • Projeto submetido contendo as informações do que seria adquirido (com valores e quantidades);
  • Despacho da Agência (FAPESP, CAPES, CNPQ, etc);
  • Termos Aditivos existentes;
  • Conhecimento da distribuição de recursos dentro das rubricas;
  • Extrato financeiro do projeto;
  • PC parcial anterior (se houver);
  • Liberação para acesso ao processo na plataforma Agilis (FAPESP);
  • Liberação para acesso aos dados do processo nas demais plataformas existentes de acordo com a necessidade para PC.

Além disso, deverá ser encaminhada à Célula toda a documentação que compõe a PC (notas, recibos, cotações, orçamentos, etc), bem como qualquer outra posteriormente solicitada.

  • Para que a prestação de contas da FAPESP seja realizada pela Célula será necessário vincular a funcionária da Célula ao projeto no SAGe, atribuindo a ela a categoria de ‘apoio administrativo’. Caso a vinculação não ocorra, a funcionária não poderá visualizar o projeto e a distribuição de recursos dentro das rubricas, cabendo ao pesquisador encaminhar à Célula tais informações. Também será necessário vincular a funcionária ao processo no sistema Agilis, permitindo a visualização do extrato financeiro e o acesso à Prestação de Contas. A Célula orientará o responsável pelo projeto de que forma a vinculação deverá ser realizada.
  • Considerando o contido no Manual da FAPESP sobre a movimentação de recursos (item 1.5.2, letra g) e a solicitação de liberação de recursos (item 1.6.1.2), solicitamos, gentilmente, que o responsável pelo projeto atente para a necessidade de realizar solicitações de liberação de recursos no valor da despesa, tornando a prestação de contas mais eficiente e evitando possíveis questionamentos da FAPESP com relação à devolução de saldos não utilizados. Além disso, sugerimos que todas as solicitações de liberação de recursos sejam efetuadas preferencialmente através do ‘Converse com a FAPESP’, informando em cópia no formulário eletrônico o e-mail: pesquisa@ime.unicamp.br. Tal procedimento tem como objetivo manter a célula informada sobre as movimentações de recurso, auxiliando na prestação de contas.

 

Responsável pelas informações nesta página: