Matemática

Formando professores e pesquisadores.
Alunos são estimulados a envolver-se em programas de Iniciação Científica e iniciação à docência.

O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) mantém cursos de Matemática nos períodos diurno e noturno. O curso diurno inclui o bacharelado em Matemática.

O “Cursão” de ciências exatas

O ingresso nos cursos diurnos dá-se pelo chamado Curso 51, ou “Cursão”, oferecido em conjunto pelo IMECC e pelo Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Este é um dos principais diferenciais da Unicamp quanto a cursos de ciências exatas, pois os alunos ingressantes não têm que decidir de imediato entre as carreiras oferecidas pelos dois institutos e podem amadurecer sua decisão enquanto seguem uma formação sólida integrada em Matemática e Física. A opção pelo curso de bacharelado em Matemática ocorre no final do terceiro semestre. O Curso 51 permite grande flexibilidade ao estudante, que pode formar-se em um dos cursos e retornar para concluir qualquer outra modalidade ou curso agregados.

O aluno pode, por exemplo, optar pelo bacharelado em Matemática e em seguida retornar para concluir licenciatura ou bacharelado em Física, sem necessidade de prestar novo vestibular.

O bacharelado em Matemática

O bacharel tem sua formação voltada principalmente para as atividades de pesquisa científica e docência em nível superior em Matemática e geralmente prossegue seus estudos na pós-graduação. Nos dois últimos anos do curso, o currículo do bacharelado em Matemática tem um número reduzido de disciplinas, a maior parte das quais é ministrada em conjunto com as turmas de mestrado. Como resultado, ao concluir o bacharelado, todos os alunos terão cursado as disciplinas fundamentais do curso de mestrado, podendo inscrever-se diretamente no doutorado ou obter o título de Mestre em Matemática em apenas um ano adicional, dedicado à elaboração de monografia e exame de qualificação. O aluno do bacharelado em Matemática pode ainda optar por realizar uma ênfase em Física-Matemática, obtendo assim uma formação sólida em ambas as áreas.

Excelência

Além de contarem com uma estrutura curricular bastante ampla, que propicia uma sólida formação ao profissional, os alunos de bacharelado e licenciatura em Matemática são desde cedo estimulados a envolver-se em programas de iniciação científica, iniciação à docência e outras atividades complementares. Uma parcela significativa desses alunos prossegue seus estudos na pós-graduação.

A estrutura curricular abrangente, a qualificação do corpo docente, o ambiente fecundo de pesquisa e as excelentes condições de salas de aula, laboratórios e biblioteca, além do nível do corpo discente, têm se refletido no desempenho dos alunos de Matemática da Unicamp em todas as avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

Responsável pelas informações nesta página: