Página da coordenação

Esta página diz respeito aos cursos 01 e 29. Algumas informações são também úteis para alunos do curso 51.

Responsabilidades do Coordenador/Coordenador Associado de Graduação do DM:

Prof. Dr. Mahendra P. Panthee (coordenador de graduação)
Representante na CCG e na Comvest;  Matrículas; PAA.

Prof. Dr. Ademir Pastor (coordenador associado de graduação)
Representante na CPFP; Programas PAD e PED; Estágios.

Os demais membros da CG também estão disponíveis para conversas e dúvidas sobre o curso: Prof. Dr. Lino Grama, Prof. Dr. Marcelo SantosProfa. Dra. Bianca Morelli Calsavara e discente Isaque Shurman Feitoza.

Catálogos

Turmas/horários

Informações para alunos

  • Disciplinas de Cultura Matemática, Iniciação Científica e Estágios: vejam aqui as regras! (são as mesmas para o 01 e para o 29)
     
  • Informações sobre o PAA
     
  • PIF - Programa Integrado de Formação (importante para alunos dos cursos 01/51)
    O PIF permite ao aluno se matricular nas disciplinas de Pós-Graduação do IMECC. Estas disciplinas poderão ser utilizadas no futuro para eliminar créditos letivos, caso o aluno faça pós-graduação na Unicamp ou em outras universidades (a critério do programa). 
     
  • Catálogos de cursos de graduação
    Os catálogos de graduação contém informações sobre os cursos, incluindo as disciplinas do currículo e a proposta de cumprimento do currículo (ou seja, quais disciplinas o aluno deverá fazer em cada um dos semestres).
     
  • Como deixar o Cursão e se matricular no Bacharelado em Matemática?
    Os alunos matriculados no curso 51 deverão escolher sua opção curricular até o final do 3o semestre, quando é esperado que todas as disciplinas do núcleo comum já tenha sido cursadas.
    A Coordenação do Curso de Matemática está sempre disposta a conversar com os alunos do Cursão sobre o curso 01 para sanar qualquer dúvida. Nos procure ou mande um e-mail!

    Formulário de opção curricular (DAC)
     
  • Iniciação Científica (PIBIC, Fapesp, etc)
    A iniciação científica é muito importante para despertar no aluno o gosto pela pesquisa científica. Em geral, a iniciação científica é financiada por uma bolsa e os critérios para concessão da bolsa dependem, entre outras coisas, do histórico escolar, então cuide do seu histórico! 
    Existem duas agências tradicionais de fomento de IC: o CNPq e a Fapesp.
    As bolsas do CNPq são distribuídas por meio do PIBIC em editais específicos que são abertos no começo do mês de abril. Para aplicar para uma bolsa, você deve procurar um docente, demonstrar interesse pelo programa e verificar se ele tem tem algum projeto de IC. Se receber um não, persista. Temos muitos docentes no DM (e no IMECC) e certamente a maioria deles tem interesse em orientar alunos de IC.
    Outra forma de solicitar uma bolsa de IC é enviar um projeto à Fapesp. Neste caso, não existe edital específico: a solicitação pode ser feita a qualquer momento do ano. Procure um docente para conversar sobre esta possibilidade!
     
  • PAD - Programa de Apoio Didático
    Os alunos selecionados para PAD são monitores das disciplinas básicas. O calendário de escolha dos PADs divulgado a cada semestre pela PRG e pelas secretarias de graduação. Se você fez uma disciplina e se saiu bem, e acha que poderia ajudar outros colegas a melhor compreenderem o conteúdo, aplique para o PAD! O DM seleciona PADs tanto para as disciplinas básicas quanto para as disciplinas do ciclo profissional.  Ter sido PAD tem sido frequentemente usado como critério para seleção de alunos de IC e até de mestrado!

Informações para docentes

  • Recomendações e informações gerais para docentes de graduação.
     
  • Informações sobre carga didática (atual, passada, média): favor solicitar via e-mail.
     
  • Regras atuais para contagem de carga didática: favor solicitar via  e-mail; será enviada anualmente junto com a ficha de preferências de disciplinas.
     
  • Reuniões da Comissão de Graduação do DM em 2018: o calendário será definido após a definição do calendário de reuniões do Conselho do DM para 2018.

Documentos e links importantes

Informações importantes sobre PEDs e PADs:

  • As disciplinas com PED serão escolhidas pela CG, com preferência para turmas de serviço. Disciplinas do núcleo profissional e de sigla dupla serão atendidas na dependência do montante de recursos disponíveis no semestre.
     
  • Os PADs serão escolhidos pela CG, e as disciplinas que terão PAD dependem da existência de alunos interessados em atuar na disciplina. Incentivamos fortemente que os docentes, se desejarem um PAD em sua disciplina, divulguem isto entre os alunos e informem à CG, que levará isto em conta quando da distribuição. Preferência será dada às disciplinas do ciclo profissional. A CG não se responsabilizará por incentivar alunos a se inscreverem para disciplinas particulares, mas se compromete a manter os docentes informados sobre os prazos.

Atribuições da Comissão de Graduação do DM

Os artigos 25 e 26 do Regimento do Departamento de Matemática estabelecem as atribuições da Comissão de Graduação:

Artigo 25o - Compete à Comissão de Graduação do Departamento.
I. Propor a elaboração dos currículos e programas de disciplinas;
II. Propor a criação, fusão, deslocamento ou supressão de disciplinas;
III. Propor o estabelecimento do número de horas nas disciplinas, bem como de pré-requisitos;
IV. Propor a fixação dos limites mínimos e máximos de créditos permitidos por um período letivo bem como de vagas nas disciplinas e cursos;
V. Avaliar o rendimento escolar nas disciplinas de Graduação ministradas pelo Departamento;
VI. Ouvida a Comissão de Pós-Graduação e tendo ciência dos pedidos de afastamento dos docentes, coordenar a distribuição de carga didática para cada semestre;
VII. Indicar o representante do Departamento na Comissão de Horários da Unicamp;
VIII. Acompanhar o respectivo curso como um todo;
IX. Opinar sobre o orçamento e recursos financeiros destinados ao ensino e convênios que envolvam ensino de graduação no Departamento;
X. Acompanhar as disciplinas do ciclo profissional do respectivo curso;
XI. Acompanhar as atividades afins de extensão em nível de graduação;
XII. Zelar pelo bom andamento das atividades didáticas e pelo cumprimento dos programas das disciplinas de graduação pelos docentes;
XIII. Promover a avaliação dos professores das disciplinas de graduação do Departamento através de consulta aos alunos regularmente matriculados em cada disciplina.

Artigo 26o - Ao Coordenador da Comissão de Graduação do Departamento compete:
I. Coordenar a orientação da matrícula e o aconselhamento dos alunos na organização e seleção de suas atividades curriculares, particularmente no caso de repetência e outras situações excepcionais de sua vida escolar;
II. Coordenar os programas de estágio e de formação profissional;
III. Coordenar a organização dos horários das disciplinas de graduação;
IV. Representar o Departamento junto aos órgãos superiores da Universidade, responsáveis pelos assuntos de ensino de graduação;
V. Presidir as reuniões da Comissão de Graduação;
VI. Delegar funções específicas a membros da Comissão de Graduação;
VII. Indicar um docente do Instituto como representante da Câmara Deliberativa da Comissão Permanente para os Vestibulares, Comvest.

Responsável pelas informações nesta página: