Formalização de Convênios e Acordos de Cooperação

O Apoio à Pesquisa auxilia administrativamente docentes e pesquisadores interessados na formalização de Convêncios e Acordos de Cooperação com Universidades, Institutos, Centros de Pesquisa, Órgãos Externos e Empresas. A área atua no suporte à submissão da proposta no sistema SIAD-Convênios até sua aprovação nas Câmaras Superiores e formalização junto à UNICAMP.

A INOVA oferece apoio para docentes e pesquisadores negociarem parcerias com o setor empresarial. Para maiores informações clique aqui.

O docente/pesquisador interessado em formalizar um Convênio ou Acordo de Cooperação deverá entrar em contato com o Apoio à Pesquisa por e-mail, informando e encaminhando as seguintes informações:

  • sucintamente o tipo de acordo ou convênio que deseja formalizar;
  • se realizou contato prévio com a INOVA (necessário para convênios e quando há propriedade intelectual envolvida em acordos de cooperação);
  • as minutas do termo de convênio/acordo cooperação que deseja celebrar (em português e inglês/espanhol, quando for o caso).

Caso ainda não exista minuta, o contato com Apoio à Pesquisa pode ser apenas para esclarecer dúvidas e/ou procedimentos.

Existem modelos de minutas de Cooperação Acadêmica; Cooperação de Pesquisa; Programas de Co-Tutela; Renovação de Acordo e Plano de Trabalho disponíveis para download no site da DERI.

IMPORTANTE:

  • O Apoio à Pesquisa não executa convênios ou acordos de cooperação. Por isso, implementação, acompanhamento e execução financeira de convênios e acordos de cooperação não pertencem ao escopo de atividades desta área.
  • Projeto FAPESP do tipo PIPE, em que há Propriedade Intelectual (PI) e participação de docente do IMECC, deve ser incluído e tramitado via SIAD-Convênio, pois a INOVA precisa avaliar e ratificar as cláusulas de PI.

OBS.: Caso esteja buscando informações sobre Exercício Simultâneo de Atividade clique aqui.

Documentos Úteis Para Consulta

Fluxo de Convênios e Contratos na UNICAMP
O que deve conter na proposta
 

 

Responsável pelas informações nesta página: 
Apoio à Pesquisa