Auxílios: CNPq

Em caso de dúvidas, o contato com a Célula poderá ser realizado através de e-mail, telefone ou presencialmente. Solicitamos, gentilmente, que o docente ou pesquisador priorize a comunicação eletrônica com a Célula, tendo em vista que as informações prestadas ficarão registradas e poderão subsidiar tratativas futuras referentes ao mesmo processo ou assunto.

Sobre o CNPq - Conselho Nacional de Pesquisa

O CNPq concede bolsas e auxílios para formação de recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional, aportando recursos financeiros para implementação de projetos, programas e redes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), diretamente ou em parceria com Estados da Federação. O CNPq investe, ainda, em ações de divulgação científica e tecnológica com apoio financeiro à editoração e publicação de periódicos, à promoção de eventos científicos e à participação de estudantes e pesquisadores nos principais congressos e eventos nacionais e internacionais na área de ciência e tecnologia.

Auxílios e Bolsas

Todas as modalidades de bolsas e auxílios disponibilizados, bem como suas especificidades e valores podem ser consultados nos seguintes links: bolsas, auxílios.

A seguir destacamos algumas modalidades de auxílios e bolsas:

  • projeto individual de pesquisa (APQ);
  • auxílio promoção de eventos científicos, tecnológicos e/ou de inovação (ARC);
  • participação em eventos científicos (AVG);
  • editoração (AED), pesquisador visitante (APV),
  • pesquisador visitante especial (PVE);
  • produtividade em pesquisa (PQ);
  • pesquisador sênio (PQ-Sr).

Submissão de Propostas

As propostas devem ser submetidas através da Plataforma Integrada Carlos Chagas.

As chamadas em aberto e o calendário de auxílios podem ser consultados nos seguintes links: chamadas públicas e caléndário auxílios.

Prestação de Contas e Relatório Técnico (clique aqui)

Importante:

  • Os Manuais e Formulários dos Orgãos e Agências estão disponibilizados em suas páginas e plataformas e estão sujeitos a alterações e atualizações frequentes. Por isso é importante que os documentos sejam frequentemente consultados para evitar equívocos (envio de formulário desatualizado ou a execução de procedimento em desacordo com a norma vigente).
Responsável pelas informações nesta página: