Auxílios: FAPESP

Em caso de dúvidas, o contato com a Célula poderá ser realizado através de e-mail, telefone ou presencialmente. Solicitamos, gentilmente, que o docente ou pesquisador priorize a comunicação eletrônica com a Célula, tendo em vista que as informações prestadas ficarão registradas e poderão subsidiar tratativas futuras referentes ao mesmo processo ou assunto.

Sobre a FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

A FAPESP apoia a pesquisa científica e tecnológica por meio de bolsas e auxílios. Os auxílios se destinam a pesquisadores com titulação mínima de doutor, vinculados às instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo.

Auxílio à Pesquisa

A FAPESP oferece diversas modalidades de auxílios à pesquisa, abaixo mencionamos algumas.

Clique neste link para conhecer todos os tipos de auxílios oferecidos.

A FAPESP também possui chamadas para submissão de propostas para Editais específicos. As chamadas abertas podem ser consultadas aqui.

Submissão de Propostas

As propostas deverão ser submetidas através do Sistema SAGe. Para acessar o sistema o docente/pesquisador deverá ter um cadastro ativo no SAGe. Caso não possua, o docente/pesquisador deverá clicar em ‘sem cadastro’ e seguir os procedimentos para criação de usuário.

Prestação de Contas e Relatórios Técnicos

A Prestação de Contas deverá ser realizada através do Sistema Agilis, seguindo os procedimentos e orientações da FAPESP, disponível em seu manual.

Os relatórios Técnicos deverão ser elaborados e submetidos através do sistema SAGe.

Dúvidas Frequentes (clique aqui)

Problemas Comuns na Plataforma SAGe

  • Durante o preenchimento da proposta o sistema não carrega o nome do pesquisador.

Solução: O pesquisador deverá acessar o menu ‘Meus dados’, escolher a opção ‘alteração de cadastro’, clicar em ‘recuperar dados do Lattes’ e salvar. Caso os dados do Lattes não sejam importados, será necessário repetir o procedimento até a opção ‘alteração de cadastro’ e preencher manualmente todos os dados solicitados nas abas da alteração, lembrando que os dados com asterisco são obrigatórios.

  • O pesquisador realizou o preenchimento e não consegue submeter, ao clicar no botão ‘validar’ para verificar inconsistências o programa não retorna nenhuma informação.

Solução: O erro ocorre porque janelas de Popup não estão habilitadas para serem exibidas no navegador. Basta habilitá-las e repetir o procedimento para que seja aberta uma outra janela contendo as inconsistências para correção. A janela também poderá retornar um ícone verde, nesse caso o preenchimento está correto e o projeto pode ser submetido.

  • O pesquisador precisa lançar um item acessório na proposta, porém está visualizando somente a opção de novo item.

Solução: Para lançar um item acessório é necessário lançar o item principal primeiro e, depois de incluí-lo, clicar em ‘novo item acessório’.

  • O lançamento do material foi realizado, porém o sistema não calcula o valor correto em função das quantidades.

Solução: Após o lançamento da quantidade e valor é necessário clicar no ícone da calculadora.

Importante:
  • Os Manuais e Formulários dos Orgãos e Agências estão disponibilizados em suas páginas e plataformas e estão sujeitos a alterações e atualizações frequentes. Por isso é importante que os documentos sejam frequentemente consultados para evitar equívocos (envio de formulário desatualizado ou a execução de procedimento em desacordo com a norma vigente).
  • De acordo com o Manual da FAPESP (item 2.4.1), “os documentos fiscais referentes às aquisições de material permanente e de consumo, no território nacional, devem ser emitidos em nome de:

    FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO

    CNPJ nº 43.828.151/0002-26

    Endereço: Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa

    CEP: 05468-901 – São Paulo – SP

    Deverá constar no corpo da Nota Fiscal/DANFE, como local de entrega do bem, o endereço da instituição onde se desenvolve o projeto.

    O OUTORGADO deverá indicar ao fornecedor o endereço de cobrança, não sendo permitido o envio da cobrança para o endereço da FAPESP.

    Quando o bem for adquirido no Estado de São Paulo, o OUTORGADO deverá informar ao emitente (fornecedor) para aplicar a isenção do ICMS, com base no Decreto 48.034/2003 (que altera o artigo 55 do Regulamento do ICMS/SP), que exclui da incidência de tal imposto as aquisições realizadas por órgãos públicos, como é o caso da FAPESP. O fornecedor não poderá fazer desconto, no valor da aquisição, a título de retenção de crédito para ICMS. Essa isenção não se aplica no caso de empresas optantes pelo Simples Nacional, produtos sujeitos a Substituição Tributária, material importado com similar nacional e fornecedores interestaduais, devendo o fornecedor justificar o motivo no corpo do documento fiscal.

    Os documentos fiscais nas contratações de serviços de terceiros, transporte e diárias devem ser emitidos em nome do OUTORGADO."

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