The mathematics of Émile Borel in the transition between the 19th and 20th centuries

Name: 
Laurent Mazliak
Institution: 
Sorbonne Université
Event's date: 
Friday, 6 September, 2024 - 14:00 to 16:00
Event's place
Auditorium
Description: 

A palestra com o prof. Laurent Mazliak faz parte da programação da Exposição "Émile Borel, um matemático plural"

A exposição é organizada por um conjunto de colegas franceses, historiadores das ciências e das matemáticas, vinculados ao Institut Henri Poincaré-IHP (Sorbonne Université).

Nascido em 1871 e falecido em 1956, Émile Borel foi um pesquisador e cidadão atuante, bastante influente nas ciências e em outras esferas da vida social e política. Como sintetiza o painel de abertura da exposição, “o matemático Borel foi figura de destaque no cenário científico da primeira metade do século XX. BOREL analista, Borel probabilista, Borel que dialogava com a física. Estas eram algumas das facetas do matemático cujos interesses foram motivados pelo seu desejo de descrever as descobertas da física, compreender e resolver os problemas da vida social. BOREL, homem de ação, construiu redes, mobilizou e reuniu coletivos tanto no mundo da pesquisa matemática quanto no mundo editorial - um ambiente que permaneceu majoritariamente masculino na primeira metade do século XX. BOREL, divulgador e educador, demonstrava paixão por ensinar e promover a matemática no ensino, para o grande público e para seus colegas cientistas.” A qualidade e relevância de Borel podem ser mais bem avaliadas no material da exposição que foi anexado à presente solicitação.

Esta exposição já ocorreu em Paris e, como ocorre com outras do mesmo Instituto, pode circular para diferentes locais que nela tenham interesse. Um de seus organizadores, o prof. Laurent Mazliak, que trabalha sobre a História da Matemática na Sorbonne, virá ao Brasil em agosto a convite do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), para um intercâmbio de pesquisa durante o qual deverá proferir conferências. A exposição “Émile Borel, um matemático plural”, já devidamente traduzida para o português pela Dra. Luciana Vieira Souza da Silva, que desenvolve seu pós-doutorado junto ao PPG PECIM/UNICAMP com bolsa FAPESP sob supervisão da Profa. Silvia Figueirôa, será exibida no IMPA.