Admissão

Alunos Regulares

 

Informações sobre o processo de seleção para o 1º Semestre de 2020:

EDITAL

_________________________________________________________________________

Atualização da lista de espera para bolsa de Mestrado 2º Semestre 2019    - Atualizado em: 15/08/2019

Atualização da lista de espera para bolsa de Doutorado 2º Semestre 2019  - Atualizado em: 09/08/2019


Resultado da seleção para o ingresso no 2º Semestre 2019:

Mestrado

Doutorado


_________________________________________________________________________

 

Períodos de Inscrição

 

                        Curso Início em Agosto Início em Março
                     Mestrado 01/03 a 30/04 01/08 a 30/09
                    Doutorado 01/03 a 30/04 01/08 a 30/09

 

 

Requisitos para inscrição

 

Poderão se inscrever para o mestrado:

  • Portadores de diploma de curso superior em matemática ou áreas afins.
  • Alunos concluintes de cursos de graduação que comprovem a real possibilidade de obterem o diploma de graduação até o período de matrícula dos ingressantes no programa, ou mais tarde, conforme estipulado pelas instâncias superiores da Unicamp. Os alunos que se enquadram nesta situação deverão providenciar os respectivos comprovantes.

 

Poderão se inscrever para o doutorado:

  • Portadores do título de Mestre em Matemática ou áreas afins.

  • Alunos concluintes de cursos de mestrado, desde que apresentem declaração do seu orientador, chancelada pelo coordenador do programa, onde conste a data provável da defesa da sua dissertação de mestrado. Esta data não pode ser posterior a um mês após o início do respectivo semestre.

  • Portadores apenas de diploma de curso superior, conforme Capítulo 3, Parágrafo 6 do Regulamento do programa. Tais alunos são designados como candidatos a doutorado direto.

 

**Alunos de mestrado aceitos para o curso de doutorado não poderão receber bolsa de doutorado da quota do programa antes da defesa da dissertação de mestrado.

 

Procedimentos para inscrição

 

Os candidatos para os cursos de mestrado e doutorado deverão proceder como segue:

1. Preencher o formulário de inscrição disponível online na página da DAC, através do sistema SIGA (Sistema de Ingresso na Pós-Graduação). O sistema está disponível nos Serviços online para alunos. O formulário de inscrição terá de ser preenchido completamente. Inscrições incompletas serão automaticamente desconsideradas. Inscrições fora do prazo serão desconsideradas.

 

2. Inserir os documentos listados abaixo através do link /posgrad/inscricao/:

  • Formulário de inscrição

  • Histórico escolar completo de graduação. Os candidatos ao doutorado deverão providenciar também o seu histórico escolar do curso de mestrado exceto os candidatos a doutorado direto (i.e. que não fizeram mestrado).

  • Cópias (não há necessidade de autenticar) dos diplomas universitários (graduação, mestrado).

  • Currículo atualizado. Os alunos oriundos de cursos de graduação e/ou mestrado no Brasil deverão enviar o seu currículo Lattes atualizado. Os alunos estrangeiros providenciarão currículo detalhado, em português, inglês ou espanhol. Currículos em outras línguas serão desconsiderados.

 

3. Os candidatos ao Mestrado e Doutorado deverão providenciar no mínimo duas e três cartas de recomendação, respectivamente. As cartas deverão ser escritas por professores, pesquisadores ou outros profissionais, e enviadas diretamente por eles. Para tal, os candidatos devem adicionar os endereços eletrônicos dos recomendantes no ato de sua inscrição pelo link www.ime.unicamp.br/posgrad/inscricao/ e clicar para confirmar o envio via sistema de um convite por e-mail aos recomendantes, de modo que estes possam preencher a carta de recomendação online. Para os candidatos ao Doutorado, uma das cartas deverá ser do orientador de mestrado, exceto nos casos em que o candidato não tiver cursado ou não estiver cursando o mestrado. Cartas enviadas pelos próprios candidatos serão desconsideradas.

 

Alunos Estrangeiros

 

Alunos Especiais

  • Poderão ser aceitas matrículas de alunos que desejarem cursar disciplinas isoladas.

  • Os alunos nestas condições serão Alunos Especiais e os créditos obtidos poderão ser convalidados no caso do aluno passar à categoria de aluno regular de um dos cursos de Pós-Graduação.

  • O aluno não regular da Unicamp e candidato a Estudante Especial em disciplinas de Pós-Graduação em Matemática, poderá ser convidado a prestar um exame de seleção na disciplina MA111 (Cálculo 1), com data e horário a serem informados oportunamente.

 

Procedimentos para inscrição

 

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pelas informações nesta página: