Cursos de verão do IMECC

De 04 de janeiro até 16 de fevereiro, no período das férias de verão, o IMECC continua oferecendo disciplinas para corajosos alunos que optaram por passar o verão estudando matemática.

Em 2019 vários programas de pós-graduação do IMECC estão oferecendo cursos. São 10 disciplinas, com cerca de 160 alunos matriculados.

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, oferece a disciplina “Resolução de Problemas” somente no verão. Neste ano, quem está lecionando o curso é o Professor Angelo Calil Bianchi, coordenador do PROFMAT na Unifesp, em São José do Campos. Segundo o Prof. Angelo, "o Curso de Verão é um cenário propício para atividades intensivas e discussões dinâmicas que contribuem positivamente para a formação dos alunos."


Disciplina MN021, oferecida pelo PROFMAT, e lecionada pelo Prof. Angelo Bianchi.

O Programa de Pós-Graduação em Matemática oferece a disciplina “Álgebra Linear” como seleção para o mestrado, e a disciplina “Análise Funcional I”, que não é usada para seleção, mas alguns alunos do final do mestrado e começo do doutorado cursam para que o semestre fique “mais tranquilo”.

Francisco Bruno, aluno de mestrado do IMECC e que vai iniciar o doutorado em 2019, está aproveitando o semestre de verão para adiantar a disciplina "Análise Funcional": "os cursos de verão do IMECC são muito tradicionais e contam sempre com ótimas disciplinas e professores, além de nos darem a possibilidade de adiantar matérias e preencher lacunas na nossa formação matemática."


Turma de "Análise Funcional", do Programa de Pós-Graduação em Matemática, lecionada neste verão pela Profa. Anne Bronzi.

Em 2019, o Prof. Rafael Leão, do IMECC, é o professor de “Álgebra Linear”, que é utilizada também como seleção para o mestrado. É uma das maiores turmas do verão, pois sempre atrai alunos de outras instituições.


Turma de "Álgebra Linear", lecionada pelo Prof. Rafael Leão.

O Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e o Programa de Pós-Graduação em Estatística também oferecem disciplinas no verão.

Guilherme Ludwig, do Departamento de Estatística do IMECC, está lecionando a disciplina “Estatística Espacial”. Segundo o Prof. Guilherme, "o curso de verão em estatística espacial está sendo oferecido como disciplina mista para a graduação e pós-graduação, e tem como objetivo desenvolver ferramentas de análise de dados espaciais e espaço-temporais de áreas como agricultura, meteorologia e epidemiologia, bem como considerar questões técnicas computacionais e reflexões críticas sobre a literatura científica de dependência espacial."


Turma de "Estatística Espacial", lecionada pelo Prof. Guilherme Ludwig, do Departamento de Estatística do IMECC.

O Prof. Thiago Andrade, da UFTPR, que fez seu doutorado no IMECC, está lecionando o curso de "Introdução à Análise". Segundo o Prof. Thiago, "o curso de Verão Introdução à Análise é um momento ímpar para alunos da graduação, de vários locais do país, aperfeiçoarem e enriquecerem seus conhecimentos visando cursos de Mestrado. É um ótimo momento também para eles conhecerem a UNICAMP, e quem sabe, se tornarem futuros alunos."


Turma de "Introdução à Análise", lecionada pelo Prof. Thiago Andrade.

O Prof. Thiago hoje é o professor do curso, mas algum tempo atrás ele já esteve em outra posição: "Há 11 anos atrás, eu estava sentado numa cadeira assistindo aulas de Análise Real num curso de verão, me preparando e me aperfeiçoando para ingressar no curso de Mestrado. Não tenho dúvidas que todo a maturidade e conhecimentos adquiridos contribuíram fortemente para eu estar onde estou hoje. Desse modo, é uma enorme satisfação poder retribuir e propiciar essa oportunidade para dezenas de jovens que sonham cursar Mestrado e Doutorado em Matemática. "

Outro ex-aluno do IMECC, Ronaldo Vieira, que fez desde a Graduação em Física até o Doutorado em Física na Unicamp, hoje Pós-Doutorando do IMECC, está lecionando a disciplina de "Cálculo Avançado" no verão, enquanto a Profa. Francielle Santo Pedro Simões está lecionando Introdução à Matemática Aplicada (ênfase em Álgebra Linear).


Turma de "Cálculo Avançado", lecionada pelo Prof. Ronaldo Vieira.


Turma de Introdução à Matemática Aplicada (ênfase em Álgebra Linear), lecionada pela Profa. Francielle Santo Pedro Simões.

Além dos cursos regulares, muitos cursos que não são oferecidos regularmente são ministrados durante o verão, por professores visitantes – alguns deles disciplinas do IMECC, outras disciplinas com ementa voltada para problemas específicos, e de interesse de certos grupos de pesquisa do IMECC.

É o caso da disciplina que está sendo lecionada pelo Prof. Fernando Torres, do IMECC: "Nesta matéria são estudados fatos básicos de corpos de funções em uma  indeterminada, em especial espaços de Riemann-Roch associados a divisores e aplicações aos códigos de Goppa".


Turma de "Tópicos de Álgebra", do Prof. Fernando Torres.

Já o Prof. Luciano Panek da Unioeste (PR), está lecionando a disciplina “Métricas, ordens parciais e códigos”. Este curso não é um curso oferecido regularmente pela pós-graduação e atrai alunos interessados pelo tema, sendo um tópico avançado de pesquisa.


Curso de "Métricas, ordens parciais e códigos", lecionado pelo Prof. Luciano Panek.

Ainda sobre cursos avançados, o Prof. Pedro Cardin, da Unesp, está lecionando o "Sistemas de Equações Diferenciais Ordinárias com Múltiplas Escalas de Tempo". O Prof. Pedro fez pós-doutorado no IMECC e o assunto de seu curso é de grande interesse dos alunos do Grupo de Pesquisa em Sistemas Dinâmicos.


Curso de "Sistemas de Equações Diferenciais Ordinárias com Múltiplas Escalas de Tempo", lecionado pelo Prof. Pedro Cardin. O aluno mais dedicado do Prof. Pedro, neste curso de verão, certamente tem sido o Prof. Régis Varão, do Fantástico Mundo Matemático, que está sentado na primeira fileira!

 

Texto: Ricardo M. Martins, Fotos: Luciana Ortega.