Assistência aos Equipamentos de Informática

Descrição

Compreende os serviços de manutenção corretiva, instalação e atualização de equipamentos de informática que poderão ser realizados pela Informática do IMECC ou através do Centro de Manutenção de Equipamentos da Unicamp (CEMEQ) ou ainda, externamente.

 

Pré-requisitos

  • O equipamento deve ser patrimoniado na UNICAMP
  • O equipamento deve estar fora do período de garantia

 

Quem pode solicitar o serviço

  • Qualquer usuário da rede do IMECC (docentes, alunos e funcionários)

 

Como solicitar o serviço

Pela WEB através do endereço http://servicos.ime.unicamp.br/rt , enviando email para informática@ime.unicamp.br ou pessoalmente junto ao helpdesk da Informática, com as seguintes informações:

  • Problema ocorrido
  • Local onde se encontra o equipamento
  • Número do patrimônio do equipamento (PI)

 

Procedimento

  • Um técnico da Informática verificará o equipamento no local ou providenciará a transferência do equipamento para o setor de Informática, para análise
  • O usuário será informado, por email, sobre o diagnóstico e a indicação do que será necessário para a resolução do problema, que poderá ser:

    1. Reinstalação e/ou configuração

  • Pode ser solicitada a realização de cópia de segurança (backup), as licenças dos softwares proprietários a serem instalados e a liberação de acesso, se o equipamento estiver bloqueado por senha

    2. Troca de componentes

  • Se for o caso, havendo o componente necessário em estoque, ele será substituído
  • Caso seja necessária a aquisição do(s) componente(s) a ser(em) substituído(s), será realizado um orçamento e enviado ao usuário
  • A chegada do(s) componente(s) necessário(s) dependerá do processo de compra e prazo de entrega dos fornecedores
  • Após a troca do(s) componente(s), será realizada a reinstalação, configuração e testes, conforme o caso

    3. Manutenção do CEMEQ

Neste caso, a Informática deve adotar o seguinte procedimento:

  • Abrir um chamado técnico no CEMEQ (sistema online)
  • Aguardar a solicitação do CEMEQ para o envio do equipamento para verificação
  • Aguardar o transporte no IMECC para levar o equipamento ao CEMEQ
  • Aguardar do CEMEQ o orçamento do serviço a ser realizado ou laudo técnico recomendando a desativação do bem
  • Aguardar a aprovação/desaprovação do orçamento CEMEQ pela Informática / Diretoria do IMECC / Usuário
  • Aguardar o comunicado do CEMEQ de que o equipamento está pronto para ser retirado (serviço executado / serviço não autorizado)
  • Aguardar o transporte no IMECC para retirar o equipamento do CEMEQ
  • Realizar as configurações/instalações/testes necessários, caso o serviço tenha sido executado
  • Devolver o equipamento ao usuário ou solicitar o recolhimento do bem, se for o caso, junto à Seção de Materiais e Patrimônio

    4. Manutenção Externa

  • Se o equipamento estiver dentro do período de garantia, oferecemos auxílio nos trâmites para encaminhamento do mesmo ao fornecedor

    5. Desativação do Equipamento

  • Se o equipamento estiver obsoleto ou sem condições de uso (manutenção inviável) será recomendado o recolhimento do equipamento junto à Seção de Materiais e Patrimônio do IMECC

 

 

 

Responsável pelas informações nesta página: