Defesa de Tese / Dissertação

 

 

SOLICITAÇÃO DE DEFESA: [topo]

 

I - Procedimentos prévios para solicitar a defesa de Dissertação ou Tese (todos os programas):
 

  1. Após a verificação dos critérios para composição da comissão examinadora (Instrução Normativa PRPG nº 001/2021), cabe ao Orientador contatar os membros escolhidos sobre a disponibilidade e definição de data e horário para realização da defesa.

    1.1 De acordo com o § 6º do Artigo 40 do Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação, só poderão compor Comissões Examinadoras de Qualificação, de Dissertação de Mestrado ou de Tese de Doutorado, os membros que atendam aos princípios da impessoalidade e da ética na relação com o aluno, seu orientador e outros membros da Comissão. Para acessar a Informação CCPG/003/2015, clique aqui
    Importante: Os membros da banca presentes na defesa devem estar com a carteira vacinal contra a Covid-19 atualizada.
     
  2. Verificar com a Secretaria de Pós-Graduação se os membros da comissão examinadora possuem cadastro ativo. Caso não possuam, será necessário enviar para o e-mail (posgrad@ime.unicamp.br) os dados do(s) respectivo(s) membro(s) descritos na Ficha de Cadastro de Membros Externos.
     
  3. Cabe ao Aluno atualizar os dados cadastrais e realizar a inserção de documentos pendentes no sistema SIGA/DAC (inclusive se atentar à acentuação dos nomes).

 

II - Procedimentos para solicitar a defesa de Dissertação ou Tese (todos os programas):
 

A coordenação estabeleceu os seguintes prazos de antecedência para solicitar a realização da defesa e obter a aprovação da coordenação do curso, validação pela secretaria, aprovação do orientador e da coordenação geral:

  1. O aluno ou o orientador deverá entregar (por e-mail - posgrad@ime.unicamp.br) para a Secretaria de Pós-Graduação, com 40 dias de antecedência da defesa, os seguintes documentos:

              1.1 Formulário de Composição da Banca Examinadora (recomenda-se salvar o arquivo do formulário antes de preenchê-lo):
                    --> Mestrado
                    --> Doutorado

             1.2 Histórico escolar atualizado do respectivo curso.

             1.3 Declaração/Relatório sobre verificação de plágio na dissertação ou tese (para as defesas agendadas a partir de 01/12/2021, conforme previsto na Instrução Normativa CCPG 003/2021), de acordo com a regra do seu Programa:
                   Estatística - (Modelo de Declaração/Relatório).
                   Matemática (note que esta declaração também contempla o item 1.4 abaixo, se for o caso)
                   Matemática Aplicada
                   Mestrado Profissional em Matemática Aplicada e Computacional
                   Profmat

                  Observação: Na página da BIMECC (https://www.ime.unicamp.br/bimecc/informacoes-gerais) há informações sobre o uso e o acesso do software TURNITIN, disponibilizado pela Unicamp para os docentes. Esclarecemos que existem outros softwares, não sendo obrigatoriamente necessário o uso do TURNITIN.

            1.4 Declaração sobre artigos publicados ou submetidos (caso sua dissertação/tese contenha artigos de sua autoria ou coautoria já publicados ou submetidos para publicação). Faça o download da declaração clicando aquiObs.: Caso o aluno queira inserir em sua dissertação/tese artigos publicados ou submetidos na íntegra, antes deverá ter a autorização da revista em que serão/foram publicados. Neste caso, o aluno deverá nos entregar a declaração de autorização da revista juntamente com os demais documentos citados acima.

           1.5 Videoconferência: em caso de participação de membros por videoconferência (vide §7º do Artigo 40 do Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação), deverá ser indicado no próprio Formulário de Composição da Banca examinadora (item 1.1. acima).

           1.6 Caso seja necessário o pagamento de ajuda de custo ou compra de passagem aérea para membro(os) externo(os) da comissão examinadora, deve-se entregar (pessoalmente ou por e-mail) o Formulário devidamente preenchido e assinado pelo Orientador.

           1.7 Caso a apresentação da dissertação/tese seja em inglês ou espanhol, é necessário apresentar um documento de concordância assinado pelo aluno, orientador e todos os membros titulares da comissão examinadora. Consultar modelo de declaração junto à Secretaria (posgrad@ime.unicamp.br).

           1.8 O aluno será notificado quanto ao resultado da análise da composição da comissão examinadora, e receberá da secretaria um e-mail com as instruções para registrar a solicitação de defesa pelo sistema SIGA/DAC, que deverá ser feito com até 35 dias de antecedência da defesa.

          Para acessar o Tutorial - Fluxo de dissertação/tese (SIGA), clique aqui




       IMPORTANTE: A tese ou dissertação é um trabalho que o aluno submete para análise de uma banca para obtenção do título de mestre ou doutor. O trabalho a ser defendido deve ser anexado no sistema SIGA/DAC com no mínimo 35 dias de antecedência da data de defesa.

   Divulgação no jornal da Unicamp (opcional): Caso queira que sua dissertação/tese seja divulgada no jornal da Unicamp, acesse o link: http://www.unicamp.br/unicamp/teses/buscar disponível na Assessoria de Imprensa da Unicamp.

Obs: Os alunos que receberam bolsa no programa em que estão matriculados, deverão citar em sua dissertação/tese o agradecimento ao órgão de fomento que concedeu a bolsa.

Informamos que não é permitido realizar confraternização nas salas de defesas.

OBSERVAÇÃO: Lembramos aos alunos em vias de defender tese/dissertação que a conta de correio eletrônico institucional do IMECC é atualizada segundo a lista de matriculados na DAC no início de cada semestre. Se a defesa for marcada antes de passagem de semestre, sugerimos que procurem a informática do IMECC para prorrogarem suas contas após a defesa em pelo menos mais 60 dias.
 

APÓS DEFESA: [topo]

Informamos que é de inteira responsabilidade do aluno seguir as normas de formatação de dissertação/tese estabelecidas pela UNICAMP, pois o não atendimento dessas normas acarretará em atraso da homologação do título.

Bolsista CAPES:  Atender ao disposto no Artigo 3º da Portaria CAPES nº 206 de 04/09/2018.

ATENÇÃO: O aluno terá 60 dias após a defesa para fazer o UPLOAD da versão final no SIGA. (Recomendamos enviar em PDF a versão final para o e-mail imepos@unicamp.br, para que possamos auxiliar na formatação).

Os formulários listados abaixo deverão ser entregues, no máximo, em 60 dias após a defesa:

Formulário para o banco de Teses Capes:

Para auxiliar no preenchimento do Formulário para a CAPES, acesse os links abaixo de acordo com o programa:

         Bolsista Fapesp/CNPq:

Após prestar contas junto ao CNPq, enviar cópia do arquivo para imepos@unicamp.br

  • DIPLOMA - Para informações sobre o diploma clique aqui.

Recomendações para a elaboração da Dissertação/Tese: [topo]

  1. Regulamentação referente ao formato e impressão (Informação CCPG nº 002/2021)
  2. Modelo de formatação de TESE/DISSERTAÇÃO (desenvolvido por aluno) - atualizado em 01/2022
  3. Para solicitar a Ficha Catalográfica clique aqui. Lembrando que deverá ser inserida na versão final da Dissertação/Tese

 

 

 

 

Responsável pelas informações nesta página: