O Python encontra-se instalado em todos os equipamentos do laboratório virtual.
Para rodar códigos do Python 2, utilize o comando:
python2 <nome.do.arquivo.py>
e analogamente, para rodar código do Python 3, utilize o comando:
python3 <nome.do.arquivo.py>
Se o programa que você pretende rodar utiliza módulos de terceiros, você precisará criar um ambiente virtual para rodá-lo. Para o Python 3 (o procedimento é diferente para Python 2), proceda da seguinte forma:
1. Execute o comando:
python3 -m venv ~/venv
Vai ser criada a pasta "venv" na sua área de trabalho, que será usada para armazenar os arquivos dos módulos externos que você vai necessitar.
Você precisa executar o comando acima apenas uma vez, para inicializar o ambiente. Nas próximas vezes que entrar no sistema, a pasta "venv" vai continuar lá e portanto não precisa ser recriada.
2. Execute o comando:
source ~/venv/bin/activate
Com esse comando, você "entra" no ambiente virtual. Note que no início do prompt de comandos, vai aparecer o texto "(venv)" para indicar que o ambiente virtual está ativo.
Você precisa executar o comando acima toda vez que iniciar uma sessão. Enquanto a sessão estiver ativa, não precisa executar o comando.
Se achar necessário desativar o ambiente virtual, execute o comando:
deactivate
Note que o texto "(venv)" vai desaparecer do início do prompt. Use o comando "source" acima para reativá-lo novamente.
3. Para cada módulo que você precisar instalar para rodar o seu programa, execute o comando:
pip install <nome.do.módulo>
Dica: alguns projetos em python vêm acompanhados de um arquivo "requirements.txt" contendo todas as dependências do projeto. Nesse caso, você pode executar simplesmente:
pip install -r requirements.txt
4. Depois de instalados todos os módulos necessários e com o ambiente virtual ativado, rode o seu programa normalmente, conforme indicado anteriormente, e.g.:
python3 <nome.do.arquivo.py>