E-mail

O sistema de e-mail do IMECC foi desativado no dia 20/09/2019, visto que a Unicamp (em parceria com o Google) fornece serviço de e-mail para todos os usuários.

ATENÇÃO: O Sistema de e-mail da Unicamp é operado pelo Centro de Computação da Universidade (CCUEC).  A equipe de Informática do IMECC não possui qualquer acesso especial a esse sistema além da manutenção das senhas e dos encaminhamentos entre endereços "@ime.unicamp.br" e "@unicamp.br".  Caso você tenha problemas relacionados a envio e recebimento de e-mails, por favor entre em contato com o CCUEC, através de um dos canais mencionados em: https://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/atendimento.

Há duas maneiras para acessar o seu e-mail da Unicamp:

  • Acesse o site http://email.unicamp.br e informe o número do seu RA ou o seu nome de usuário e senha do sistema SiSe (o mesmo utilizado na DAC, Sistema de Compras, Requisição de Materiais, etc).

ou

  • Acesse o GMail (http://gmail.com) e informe seu endereço de e-mail @unicamp.br (ou @dac.unicamp.br).

Alternativamente, você pode utilizar qualquer programa de e-mail que seja compatível com o GMail e suporte autenticação de terceiros - como Mozilla Thunderbird, Microsoft Outlook ou aplicativos de dispositivos móveis.  Para mais informações sobre como configurar esses programas, consulte as páginas de suporte do Thunderbird e do GMail.

Observações importantes sobre a desativação do sistema de e-mail do IMECC (finalizada em 20/09/2019):

  • Os e-mails dos funcionários e professores foram copiados para o GMail.  Os e-mails dos alunos não foram copiados.
     
  • Ao final da cópia dos e-mails, os usuários irão receber um relatório, mencionando as mensagens que, eventualmente, não puderam ser copiadas.
     
  • A partir de 20/09/2019, o sistema de e-mail do IMECC ficará "congelado" (não irá mais receber nem enviar mensagens), ficando ativo apenas para que os usuários possam acessar seus e-mails antigos.
     
    • Alunos devem usar este recurso para acessar seus e-mails do IMECC (visto que os e-mails dos alunos não serão copiados para o GMail).
    • Professores e funcionários podem usar esse recurso para acessar os e-mails que não tiverem sido copiados para o GMail.
       
  • O sistema de e-mail da Unicamp irá receber mensagens enviadas tanto para o seu endereço "@unicamp.br" (ou "@dac.unicamp.br") quanto para o endereço "@ime.unicamp.br".
     
  • No GMail da Unicamp, você pode escolher se vai enviar um e-mail com seu endereço "@ime.unicamp.br" ou "@unicamp.br" quando está digitando uma nova mensagem, clicando no campo "De" e selecionando o endereço desejado.
     
    • Caso não estejam aparecendo as opções de endereço de envio, clique no ícone da engrenagem (canto superior direito), selecione Configurações ⇒ Contas e Importação ⇒ Adicionar outro endereço de e-mail e informe seu e-mail "@ime.unicamp.br".  Nessa tela é possível, também, selecionar o seu endereço de envio padrão (podendo ser tanto o "@ime.unicamp.br" quanto o "@unicamp.br").
       
    • Se você estiver utilizando um programa de e-mail (como Thunderbird ou Outlook), deve configurar nesse programa os endereços de saída que deseja utilizar.
       
  • Você pode configurar sua conta pessoal "@gmail.com" para enviar e-mails utilizando sua identidade "@unicamp.br" ou "@ime.unicamp.br", executando o procedimento mencionado no item anterior em sua conta pessoal do GMail.
Responsável pelas informações nesta página: