MS680

Nível: 
Graduação
Nome da disciplina: 
Modelos Matemáticos para Biologia
Número de Créditos: 
4
Oferecimento: 
A Critério da Unidade
Pré-requisito: 
MA211
Ementa: 
Modelos de dinâmica de populações homogêneas: ecologia de presa-predador. Exploração e otimização de recursos. Modelos clássicos de Epidemiologia. Modelos em Fisiologia e reações enzimáticas. Equações de diferenças, diferenciais ordinárias e com retardamento. Análise de estabilidade, bifurcação e soluções periódicas.
Conteúdo / Programa: 
Objetivo: Modelos de dinâmica de populações homogêneas: ecologia de presa-predador. Exploração e otimização de recursos. Modelos clássicos de Epidemiologia. Modelos em Fisiologia e reações enzimáticas. Equações de diferenças, diferenciais ordinárias e com retardamento. Análise de estabilidade, bifurcação e soluções periódicas. O propósito desta disciplina é o de fornecer aos alunos do quinto ao oitavo semestres dos cursos de Biologia e de Matemática Aplicada e Computacional um conhecimento básico na modelagem de fenômenos biológicos. Para isto devem ser apresentados diversos tipos de modelos e suas aplicações e devem ser propostos trabalhos de adaptação, modificação e criação de modelos matemáticos em situações específicas dos mencionados fenômenos biológicos
Objetivo: 

O propósito desta disciplina é o de fornecer aos alunos do quinto ao oitavo semestres dos cursos de Biologia e de Matemática Aplicada e Computacional um conhecimento básico na modelagem de fenômenos biológicos. Para isto devem ser apresentados diversos tipos de modelos e suas aplicações e devem ser propostos trabalhos de adaptação, modificação e criação de modelos matemáticos em situações específicas dos mencionados fenômenos biológicos.

Forma de Avaliação: 
Por nota e frequência
Referência Bibliográfica: 
[1] James Dickson Murray. Mathematical Biology. I: An Introduction. Interdisciplinary Applied Mathematics: 17. Springer, 3a ed., 2002. [2] Leah Edelstein-Keshet. Mathematical Models in Biology. Classics in Applied Mathematics: 46. Society for Industrial and Applied Mathematics, 2005. [3] Ching Shan Chou e Avner Friedman. Introduction to Mathematical Biology: Modeling, Analysis, and Simulations. Springer, 2016. [4] Mark Kot. Elements of Mathematical Ecology. Cambridge University Press, 2001. [5] Rodney Carlos Bassanezi e Wilson Castro Ferreira Junior. Equações Diferenciais: com Aplicações. Harbra, 1988.