MS149

Nível: 
Graduação
Nome da disciplina: 
Complementos de Matemática
Número de Créditos: 
2
Oferecimento: 
1º Período Letivo
Pré-requisito: 
(não há)
Ementa: 
Proposições, Conectivos e Implicações. Demonstrações com Conjuntos. Demonstrações com Inteiros. Demonstrações por Indução. Demonstrações com Funções.  
Conteúdo / Programa: 
O objetivo deste curso é ensinar algumas das técnicas mais importantes da Matemática: definir rigorosamente, fazer demonstrações e encontrar contraexemplos. O aluno aprenderá fazendo. Seu principal mestre será ele mesmo, com lápis e papel, resolvendo os exercícios propostos. O aluno deverá encarar seriamente todos os problemas sugeridos, consultando suas dúvidas com o professor, os monitores e seus colegas e usando a aula para trabalhar ativamente. Conteúdo: Conjuntos.  Funções.  Demonstrações com Inteiros.  Limitantes (Cotas) em Â.  Seqüências.  Continuidade.
Objetivo: 

O objetivo deste curso é ensinar algumas das técnicas mais importantes da Matemática: definir rigorosamente, fazer demonstrações e encontrar contraexemplos. O aluno aprenderá fazendo. Seu principal mestre será ele mesmo, com lápis e papel, resolvendo os exercícios propostos. O aluno deverá encarar seriamente todos os problemas sugeridos, consultando suas dúvidas com o professor, os monitores e seus colegas e usando a aula para trabalhar ativamente.

Forma de Avaliação: 
Por nota e frequência
Referência Bibliográfica: 
[1] Gary Chartrand, Albert D. Polimeni, e Ping Zhang. Mathematical Proofs: A Transition to Advanced Mathematics. Pearson, 4ª ed., 2018. [2] Ian Stewart e David Orme Tall. The Foundations of Mathematics. Oxford University Press, 2ª ed., 2015. [3] Daniel J. Velleman. How to Prove It: A Structured Approach. Cambridge University Press, 3ª ed., 2019. [4] Daniel Cordeiro de Morais Filho. Um Convite à Matemática: Com Técnicas de Demonstrações e Notas Históricas. Coleção do Professor de Matemática. Sociedade Brasileira de Matemática, 3ª ed., 2016. [5] Keith J. Devlin. Introduction to Mathematical Thinking. Keith Devlin, 2012. [6] Kevin Houston. How to Think Like a Mathematician: A Companion to Undergraduate Mathematics. Cambridge University Press, 2009.