Nível:
Graduação
Nome da disciplina:
Complementos de Matemática
Número de Créditos:
2
Oferecimento:
1º Período Letivo
Pré-requisito:
(não há)
Ementa:
Proposições, Conectivos e Implicações. Demonstrações com Conjuntos. Demonstrações com Inteiros. Demonstrações por Indução. Demonstrações com Funções.
Conteúdo / Programa:
O objetivo deste curso é ensinar algumas das técnicas mais importantes da Matemática: definir rigorosamente, fazer demonstrações e encontrar contraexemplos. O aluno aprenderá fazendo. Seu principal mestre será ele mesmo, com lápis e papel, resolvendo os exercícios propostos. O aluno deverá encarar seriamente todos os problemas sugeridos, consultando suas dúvidas com o professor, os monitores e seus colegas e usando a aula para trabalhar ativamente.
Conteúdo:
Conjuntos.
Funções.
Demonstrações com Inteiros.
Limitantes (Cotas) em Â.
Seqüências.
Continuidade.
Objetivo:
O objetivo deste curso é ensinar algumas das técnicas mais importantes da Matemática: definir rigorosamente, fazer demonstrações e encontrar contraexemplos. O aluno aprenderá fazendo. Seu principal mestre será ele mesmo, com lápis e papel, resolvendo os exercícios propostos. O aluno deverá encarar seriamente todos os problemas sugeridos, consultando suas dúvidas com o professor, os monitores e seus colegas e usando a aula para trabalhar ativamente.
Forma de Avaliação:
Por nota e frequência
Referência Bibliográfica:
[1] Gary Chartrand, Albert D. Polimeni, e Ping Zhang. Mathematical Proofs: A Transition to Advanced Mathematics. Pearson, 4ª ed., 2018.
[2] Ian Stewart e David Orme Tall. The Foundations of Mathematics. Oxford University Press, 2ª ed., 2015.
[3] Daniel J. Velleman. How to Prove It: A Structured Approach. Cambridge University Press, 3ª ed., 2019.
[4] Daniel Cordeiro de Morais Filho. Um Convite à Matemática: Com Técnicas de Demonstrações e Notas Históricas. Coleção do Professor de Matemática. Sociedade Brasileira de Matemática, 3ª ed., 2016.
[5] Keith J. Devlin. Introduction to Mathematical Thinking. Keith Devlin, 2012.
[6] Kevin Houston. How to Think Like a Mathematician: A Companion to Undergraduate Mathematics. Cambridge University Press, 2009.