MA740

Pré-requisito:
AA450
Ementa:
Revisão e aprofundamento do conteúdo de funções, combinatória e probabilidade no currículo de matemática do ensino básico. Desenvolvimento de atividades envolvendo os conceitos abordados com vistas ao tratamento para o ensino dos mesmos na escola básica. Conjuntos. Números naturais, reais. Progressões. Funções: polinomiais, exponencial, logarítmica; gráficos, crescimento, taxa de variação. Trigonometria. Combinatória, permutações e combinações; o triângulo aritmético, o binômio de Newton. Probabilidade. Médias e o princípio das gavetas.
Conteúdo / Programa:
1.Conjuntos, conjuntos numéricos.  2.Números naturais, cardinais e reais.  3.Progressão aritmética, progressão geométrica.  4.Funções afins, funções quadráticas e funções polinomiais.  5.Funções exponencial e logarítmica.  6.Trigonometria e funções trigonométricas.   7.Estudo de funções: gráficos, crescimento, taxa de variação e operações geométricas.  8.Princípios básicos de combinatória, permutações e combinações; o triângulo aritmético e o binômio de Newton.  9.Conceitos básicos de probabilidade e probabilidade condicional.  10.Médias e o princípio das gavetas.
Forma de Avaliação:
Por nota e frequência
Referência Bibliográfica:
1. E. L. Lima, P. C. P. Carvalho, E. Wagner e A. C. Morgado, A matemática do ensino médio, Vol. 1, Editora da SBM, 11a. ed., 2016. 2. E. L. Lima, Logaritmos, Editora da SBM, 6a. ed., 2016. 3. E. Wagner, A. C. Morgado e M. P. do Carmo, Trigonometria e números complexos, Editora da SBM, 3a. ed., 2005. 4. P. C. P. Carvalho, A. C. Morgado, P. Fernadez e J. B. Pitombeira, Análise combinatória e Probabilidade, Editora da SBM, 10a. ed., 2016. 5. L. Lovász, J. Pelikán, K. Vesztergombi, Matemática discreta, Textos Universitários, Editora da SBM, 2013. 6. A. C. Morgado, P. C. Carvalho, Matemática discreta, Coleção PROFMAT, Editora da SBM, 2a. ed., 2015. 7. A. C. Morgado, E. Wagner, S. Zani, Progressões e matemática financeira, Editora da SBM, 6a. ed., 2015. 8. I. Stewart, D. Tall, The foundations of mathematics, Oxford University Press, 2th ed., 2015.