MCE2: Geometria Espacial: ensinando vistas ortogonais e representações em perspectiva com materiais concretos e digitais.

Nome:
Ministrante: Humberto Bortolossi - Coautora: Lhaylla dos Santos Crissaff.
Data do Evento:
sexta-feira, 21 de Setembro de 2018 - 09:15
Local do evento
Descrição:

Resumo: Nesta oficina, realizaremos as atividades propostas pelo projeto “Livro Aberto de Matemática” (http://umlivroaberto.com) para a Habilidade EM13MT01 (Vistas Ortogonais e Representações em Perspectiva) da última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com o uso de recursos concretos e digitais, todo o material é organizado de forma a levar o aluno a compreender como representações 2D de objetos 3D obtidas por projeções emperspectiva e paralelas fornecem modelos matemáticos que auxiliam na compreensão de como vemos, comunicamos e interagimos com o mundo. Além do conteúdo matemático e suas aplicações, a abordagem dá destaque para os aspectos neurocientíficos de como a mente humana interpreta essas representações e dos erros comuns cometidos pelos alunos neste assunto.

Indicação de público: professores de Matemática, Ciências e Artes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio; alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia.

Pré-requisitos: não há.