Prof. Sílvio de Alencastro Pregnolatto

GeneralNota de falecimento

O Prof. Sílvio, nosso querido “Silvinho”, fez sua graduação em Matemática na Universidade de Sófia (tendo se formado em 1975), seu mestrado em Matemática também na Universidade de Sófia (terminando em 1977). Completou seu doutorado na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) Engenharia Elétrica na Universidade Estadual de Campinas (em 2002).

Foi professor do IMECC no Departamento de Matemática Aplicada quando este estava se iniciando. Trabalhou com diversas disciplinas diurnas e noturnas, fossem elas da Matemática ou da Matemática Aplicada.

Foi diretor da ADUNICAMP e atuou também como membro da Representação Docente no CONSU. Participou de muitas atividades de ensino e aprendizagem de professores tanto no Estado de São Paulo quanto em Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, tendo criado com este trabalho uma impressionante quantidade de alunos, colegas e, sobretudo, de amigos.

Participava ativamente do grupo de pesquisa em Biomatemática. Foi, também, Coordenador da Moradia Universitária da UNICAMP (uma tarefa em nada fácil.). Aposentou-se como Professor Assistente da Universidade Estadual de Campinas e ainda continuou como Pesquisador Voluntário do Departamento de Matemática Aplicada. Nessa área, trabalhou com: Simulação, Modelos Epidemiológicos e Epizoóticos, Sistemas não lineares de Equações Diferenciais Parciais, Métodos Numéricos.

No IMECC teve uma posição de liderança, decania e destacou-se, sobretudo, por sua característica de ajudar as pessoas e de manter um contagiante bom humor.