Unicamp recebe estudantes de 20 estados para a fase final da 39ª Olimpíada de Matemática

Mais de 900 pessoas, incluindo estudantes e professores do ensino básico, formando 230 equipes de 20 estados, participam neste sábado e domingo (2 e 3/9) da fase final da 39ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), um projeto realizado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da universidade.

Neste ano, a Olimpíada registrou número recorde, mais de 10 mil participantes em 3 mil equipes de todo o país. Os grupos são formados por alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares.

Pelo segundo ano, a prova final será realizada presencialmente no sábado e o anúncio das equipes medalhistas ocorrerá no dia seguinte, permitindo que as equipes, vindas de cidades mais distantes, recebam o resultado pessoalmente em uma cerimônia de premiação no Teatro de Arena, no campus de Campinas-SP.

Os estados que contam com equipes convocadas são: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

A OMU é organizada em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Beta (para alunos do Ensino Médio). Na cerimônia de premiação serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze para, ao menos, ao menos 64 equipes. Também serão premiados os grupos considerando a qualidade da redação, somando 264 participantes.

Uma Olimpíada de Matemática diferente

Diferente de outras competições de matemática, a OMU é realizada em equipes compostas por três estudantes, além de um professor responsável. As duas primeiras fases são online, com duração de uma semana cada, em que os estudantes podem debater e buscar soluções aos problemas apresentados.

Marcelo Firer, membro da comissão organizadora da OMU e professor do Imecc, explica que a proposta é que os participantes respondam às perguntas com argumentação, justifiquem os passos e exponham o seu raciocínio. “O formato da prova também abre espaço para algo fundamental para um matemático, que é formular e resolver problemas. Assim como nas etapas online, a prova da fase final desafia os estudantes a pensarem e buscar soluções para os problemas apresentados ”, afirma.

Para viabilizar a vinda de estudantes e professores a Campinas, a comissão organizadora disponibilizou um auxílio financeiro às equipes de escolas públicas - sem processo seletivo - melhor classificadas em sua região do país.

Vagas olímpicas

Os estudantes que estão na fase final da OMU participaram de duas etapas online realizadas entre abril e junho. Os alunos do Ensino Médio, classificados para a última fase em equipe, poderão também concorrer a uma medalha individual. O estudante que vier a ser medalhista de ouro, prata ou bronze na prova individual, poderá concorrer no edital de Vagas Olímpicas da Unicamp, que permite ingressar na graduação sem fazer o vestibular, em 2024.

Os cursos contemplados pelo Edital serão divulgados neste semestre, mas a expectativa da organização é que sejam diversos na área de exatas.

Serviço: Prova: sábado (02/09) das 8h30 às 13h

Salas do Ciclo Básico 1 - Unicamp