Prof. Laércio Vendite publica livro

Matemática Financeira e a Utilização de Planilhas Eletrônicas, Editora Ciência Moderna, é o novo livro do prof. Laércio Luis Vendite, do DMA, no qual, são abordados vários problemas do cotidiano.

Mais do que um livro didático, Matemática Financeira e a Utilização de Planilhas Eletrônicas traz um relato de experiência de um professor que lecionou matemática financeira durante 30 anos, com os seus alunos da universidade. Durante esta vivência com a matemática, um dos principais objetivos do docente foi conectar seus alunos ao mundo real, através de situações-problema aplicadas ao seu dia a dia. Como sabemos, a população brasileira desconhece aspectos elementares de compreensão de suas finanças. Um cidadão brasileiro sem acesso ao nível superior submete-se ao nosso sistema educacional por 12 anos e conclui seus estudos sem perceber que os índices de inflação são médias ponderadas, que os financiamentos são progressões geométricas e taxas são raízes de polinômios. De acordo com a revista Exame de agosto de 2011, 2 em cada 3 consumidores não têm a menor ideia do custo de seus financiamentos. Neste livro, encontramos explicações sobre os problemas que lidamos no cotidiano, correlacionados com os procedimentos de sistemas financeiros básicos e seus modelos matemáticos. Problemas como juros, financiamentos, reajustes salariais, curvas de demanda, orçamentos, sistemas de amortizações e investimentos são temas tratados de maneira bastante clara e natural nessa obra.

Mais informações sobre a publicação estão disponíveis em http://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/matematica-financeira-e-a-utilizacao-de-planilhas-eletronicas.html