Prêmios Institucionais 2019

A solenidade de premiação aos vencedores e homenageados dos Prêmios Institucionais Unicamp aconteceu no dia 13 de dezembro de 2019 no Centro de Convenções da Unicamp. Os prêmios entregues foram: Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, Prêmio PROEC de Extensão Universitária, Reconhecimento Acadêmico para Pesquisadores da Carreira PQ, Mérito Científico do XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp e Inova Unicamp de Iniciação à Inovação. O IMECC teve 4 docentes premiados nesta edição.

A Profa. Sandra Augusta Santos, do Departamento de matemática Aplicada, recebeu o Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”. Este prêmio é entregue anualmente à docentes ativos e em dedicação exclusiva que tenham se destacado nas suas funções de docência e pesquisa. "Particularmente nessa edição de 2019, o grupo de docentes premiáveis do IMECC caracterizou-se por um excelente nível acadêmico. Tendo em vista minha intensa dedicação às atividades de ensino, pesquisa e extensão, fiquei muito satisfeita por meu envolvimento e compromisso com o Instituto e com a Universidade terem sido reconhecidos com a premiação", comenta a professora Sandra à respeito da premiação. Ela possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Matemática Aplicada e Computacional pelo IMECC e é professora titular desde 2015, onde foi coordenadora do programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada. Sua pesquisa é concentrada em métodos Computacionais de Otimização e Análise Numérica.

 

 

O Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação foi entregue à Profa. Hildete Prisco Pinheiro. "Em mais de duas décadas de docência tentei seguir o princípio basal de educação pública de excelência. Apesar de eu não ter postulado esse prêmio, honra-me sua outorga e recebo-o como uma representante  de meus colegas que mantêm esse paradigma", comenta a professora. Possui graduação em Estatística pela universidade federal do Ceará, mestrado em Estatística pela UNICAMP e doutorado em Bioestatística pela University of North Carolina, onde também completou o Pós-Doutorado. Foi coordenadora de Graduação do curso de Estatística, coordenadora de pesquisa da COMVEST e coordenadora do Programa de pós-Graduação em Estatística.

 

A Profa. Laura Leticia Ramos Rifo recebeu o Prêmio PROEC de Extensão Universitária. Esta é a primeira edição deste prêmio, criado pela PROEC para reconhecer a dedicação e contribuição dos docentes da Unicamp para a extensão universitária como interação dialógica e transformadora entre a Universidade e os demais setores da sociedade. A professora possui Bacharelado e Mestrado em Matemática pela Universidad de Santiago de Chile e Doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo. É coordenadora da OBMEP – Regional SP05 e do POTI na Unicamp. Como a Profa. Laura estava afastada em missão de trabalho no exterior, o Prêmio foi recebido em seu nome pelo Prof. Ricardo Biloti, mas comentou: “Com a criação do prêmio de Extensão, a Unicamp está sinalizando a relevância da conversa entre a universidade e o restante da sociedade. Penso que, na situação atual, nossa atuação ao divulgar ciência, conhecimento e arte é fundamental na defesa do ensino público e demais valores civilizatórios.”

 

As estudantes de Ensino Médio Bianca Adriely Ferreira Hofstatter, Geovana Naiara Gozi e Karen Lorrayne Alves Andrade receberam Menção Honrosa pela apresentação do trabalho “A Matemática de um Bit Quântico”, sob orientação do Prof. Marcelo Terra Cunha, por ter sido avaliado como um dos melhores projetos PIBIC-EM do XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp.


O IMECC parabeniza seus professores pela dedicação e merecido reconhecimento.

Fotos: João Marques/Reitoria