Minidocumentário “Potência N”

De acordo com as publicações realizadas em 11 e 24 de outubro de 2018 nos sites serrapilheira.org e almapreta.com, respectivamente, apenas 3% do total dos docentes no Brasil correspondem a mulheres negras e com doutorado somam apenas 0,4% do corpo docente na pós-graduação em todo o país. Situação ainda mais expressiva na Matemática, um campo historicamente dominado por homens. Já é muito difícil termos referência de docentes negros nas universidades, ainda mais mulheres negras como professores. Desta forma, precisamos contribuir na divulgação daquelas que conseguiram ultrapassar as barreiras das discriminações racial e de gênero e se colocaram em uma posição de grande importância na sociedade. Desta forma, trouxemos o minidocumentário “Potência N” para que vocês tomem como referência o exemplo de mulheres incríveis que não desistiram de seus objetivos apesar das inúmeras dificuldades. 

“Potência N” foi desenvolvido em 09 de outubro de 2018 e conta a experiência de 20 mulheres matemáticas negras no Brasil. Destaca a produção acadêmica dessas mulheres e traz a perspectiva delas sobre a falta de referências negras no meio acadêmico e a importância de políticas públicas inclusivas, como a de cotas raciais. Além de acompanhar as pesquisadoras, o Potência N também apresenta dados e relatos de outras matemáticas de países da África e América do Sul. O minidocumentário é a segunda produção da ONG Gênero e Número sobre ciência e gênero realizada com o apoio do Instituto Serrapilheira. 

De acordo com a diretora de Divulgação Científica do Instituto Serrapilheira, Natasha Felizi: “Além das discussões científicas, existem outras discussões relevantes acontecendo na matemática, e uma delas é sobre a subrepresentatividade”, afirma. E destaca Giulliana Bianconi, codiretora da ONG Gênero e Número: “No jornalismo que fazemos, mostramos sempre os desafios para a equidade de gênero e raça, as violações de direitos, mas também narramos as potências continuamente, destacando protagonismos e cenários que mostram onde estão os avanços”.

O documentário pode ser encontrado neste link: https://serrapilheira.org/minidocumentario-expoe-realidade-de-20-matematicas-negras-do-brasil/.

(Manuela Souza, uma das matemáticas retratadas no Potência N)