Manuela Souza

Manuela da Silva Souza, 33, brasileira, é a primeira mulher e pessoa negra a ocupar o cargo de coordenadora do mestrado da UFBA. É formada em bacharelado em Matemática pela UFBA e pós-graduações também na UFBA, USP e UNICAMP, todas na área de Matemática, com interesse em álgebra.

Em entrevista à organização Gênero e Número em 2019 e segundo sua participação no documentário Potência N, Manuela conta que o fato de não saber quem, quantas são e onde estão as mulheres pesquisadoras negras foi o que lhe motivou a iniciar um trabalho individual em busca das mesmas. Até o momento da entrevista, o levantamento contava com 45 cientistas negras de todo o Brasil (sem informações de indígenas).

“Atuar na questão racial no Brasil é delicado. Nas ciências exatas e na matemática não se discute raça. Por isso esse mapeamento não foi apenas para uma questão estatística, mas para marcar presença e reivindicar espaço. E quando falo sobre isso, faço sempre questão de trazer o nome e sobrenome dessas cientistas, algo que sempre foi negado a pessoas negras”, conta Manuela à Gênero e Número.

“Quando você vai ascendendo, fazendo mestrado e doutorado, você passa a se ver cada vez menos. As minhas referências (na academia) eram homens brancos, certamente”, afirma Manuela.