Marcelle Soares-Santos

A astrofísica Marcelle Soares-Santos de 37 anos, brasileira, é graduada em física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestra e doutora em astronomia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora assistente de Física na Universidade Brandeis, nos Estados Unidos. Foi pós-doutoranda e, posteriormente, pesquisadora principal do Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab/ EUA), um dos mais importantes centros de investigação sobre física de partículas do mundo, onde participou da criação de um dos maiores detectores de luz já feitos, o qual constitui em uma câmera de 570 megapixels instalada em um telescópio no Chile, auxiliando no mapeamento de milhões de novas galáxias no projeto Dark Energy Survey (DES) e, atualmente, coordena no DES uma equipe que busca a luz emitida por eventos que geram ondas gravitacionais.

Em 2017 quando foi anunciado em uma entrevista à National Science Foundation (NSF) a primeira observação da luz emitida na colisão de duas estrelas de nêutrons, Marcelle estava presente, sendo a única brasileira entre os 16 líderes de grupos de pesquisa.
No ano de 2019 a Fundação Alfred P. Sloan, a qual desde 1955 escolhe os mais proeminentes jovens cientistas para receber uma bolsa de US$ 70 mil para utilizar em seu trabalho, elegeu Marcelle como vencedora. Sua pesquisa visa compreender melhor a expansão acelerada do Universo, combinando sondas astrofísicas complementares usando dados de pesquisas cósmicas como o DES. Para se ter uma ideia da importância do prêmio, 47 dos vencedores da bolsa foram posteriormente agraciados com o prêmio Nobel. “É uma honra receber a Bolsa de Pesquisa Sloan”, disse Soares-Santos. “Encontrar-me ao lado das pessoas de destaque que foram reconhecidas ao longo dos anos é o que me deixa mais orgulhosa com esse prêmio.”
“Os Sloan Fellows se destacam pela criatividade, pelo trabalho duro, pela importância dos problemas que enfrentam e pela energia e inovação com as quais lidam com eles”, disse Adam F. Falk, presidente da fundação Sloan em um comunicado.

(Imagem: Marcelle e a câmera que ajudou a construir usada no projeto Dark Energy Survey)