Inserção Social

 

Membros do PPG-M têm desenvolvido um leque de atividades de inserção social, tais como, PROFMAT, UPA, Olimpíadas de Matemática, PAPMEM, ciclos de palestras de extensão, eventos de divulgação matemática, entre outros. Interessados podem contatar os professores participantes de cada atividade. A seguir, damos mais detalhes.

 

1. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT): O programa contribui com o mestrado profissional do IMECC-Unicamp, via a participação de vários de seus membros. Mais detalhes sobre o PROFMAT do IMECC podem ser encontrados no link

Homepage do PROFMAT do IMECC: http://www.ime.unicamp.br/posgrad/profmat/profmat

Professores que têm se envolvido recentemente com esta atividade: Profs. Pedro Catuogno, Paulo Ruffino, Ricardo M. Martins, Laura Rifo, Diego Ledesma, Sérgio Tozoni e Bianca Calsavara. Temos também um bom número de professores aposentados e colaboradores do Departamento de Matemática que participam deste programa, a saber, os professores Ary Orozimbo Chiacchio, Maria Sueli Roversi, Antônio Carlos Patrocínio, Claudina Izepe Rodrigues e Otilia Terezinha Paques.



2. Unicamp de Portas Abertas (UPA): Neste programa, realiza-se atividades de interação com a comunidade em geral, especialmente com alunos do ensino médio e fundamental visando apresentar a Unicamp e seus cursos, e ajudar os alunos a decidirem sobre suas futuras carreiras. Mais detalhes podem ser encontrados no link

Homepage da UPA: http://www.upa.unicamp.br/

Professores que têm se envolvido recentemente com esta atividade: Profs. Lino Grama, Rafael Leão, Laura Rifo, Marcelo Firer, Sérgio Tozoni, José Régis Varão, Anne Bronzi, Gabriel Ponce.



3. Olimpíadas de Matemática:

3.1. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Docentes do nosso programa participam da promoção e organização da OBMEP.

Professores envolvidos com esta atividade recentemente: Profa. Laura Rifo (coordenadora regional da OBMEP) e Prof. Ricardo M. Martins.

3.2. Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI). Esta iniciativa consiste em criar/desenvolver um pólo de treinamento em olimpíadas de matemática para alunos de Campinas e região. Atividade com benefício de via dupla: para o programa com a potencial captação de alunos talentosos e para a comunidade o benefício de fomentar o gosto pela matemática entre jovens alunos. Homepage do POTI-Campinas: www.ime.unicamp.br/~regisvarao/poti/ . Esta atividade é associada ao programa federal de polos olímpicos (http://poti.impa.br/) estando conectada a preparação/treinamento de alunos para olimpíadas científicas tais como OBM, OBMEP e OMU.

Professores que têm se envolvido recentemente com esta atividade: Profs. José Régis Varão, Anne Bronzi, Ricardo Miranda e Gabriel Ponce.

3.3. Olimpíada de Matemática da UNICAMP (OMU). Atualmente em sua trigésima edição, a OMU é organizada em dois níveis: Nível Alfa, para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Nível Beta para alunos do Ensino Médio. A OMU tem desempenhado papel fundamental no incentivo ao estudo da matemática, captação de talentos e melhoria do ensino de matemática nas escolas participantes, uma vez que grupos de treinamento e aprofundamento são criados pelas escolas para preparar seus alunos.

Professores do PPG-M que têm se envolvido com esta atividade: Profs. Marcelo Firer, Anne Bronzi, José Régis Varão, Ricardo M. Martins e Gabriel Ponce.



4. Ciclo de Palestras, cIneMatECCa e Boletim da Extensão:

4.1. Ciclo de Palestras da Extensão (CPE). O CPE foi criado e é coordenado pela Profa. Laura Rifo. Suas atividades iniciaram-se em 03/2016. Ele foi criado com o objetivo de evidenciar o diálogo existente entre a matemática e as demais expressões do intelecto humano, nas artes, ciências e tecnologias. As palestras, mensais e com aproximadamente 1 hora de duração, são gratuitas e dirigidas a um público amplo interessado, e não necessariamente familiarizado com conceitos avançados de matemática. A programação está disponível na página: www.ime.unicamp.br/~laurarifo/extensao/palestras.html.

4.2. Ciclo de Cinema do IMECC-Unicamp (cIneMatECCa). Esta atividade foi iniciada em 03/2016 e é coordenada pela Profa Laura Rifo, membro do nosso PPG-M. Na cIneMatECCa, tem-se o objetivo de mostrar a matemática captada/vista por cineastas: filmes, documentários e animações do circuito comercial e independente. O ciclo é gratuito e aberto ao público. Mais detalhes podem ser encontrados na homepage da cIneMatECCa: www.ime.unicamp.br/~laurarifo/extensao/cinematecca.html

4.3. Boletim da Extensão. Trata-se de uma publicação mensal dirigida à comunidade da Unicamp (alunos, docentes e funcionários), cujo objetivo é divulgar as atividades de extensão do IMECC-Unicamp e eventos temporários ou permanentes de nossos grupos de pesquisa. Temos também uma seção com curiosidades ou problemas relacionados com matemática e sua divulgação para um público geral. Profa. Laura Rifo do nosso PPG-M é responsável pelo boletim desde 11/2015.
Homepage do Boletim da Extensão: http://www.ime.unicamp.br/~laurarifo/extensao/boletim.html



5. Programas de Capacitação e Reciclagem de Professores:

5.1. Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM). O IMECC-Unicamp é um dos pólos de oferecimento do PAPMEM, que consiste em aulas oferecidas pelo IMPA para professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para mais detalhes, consultar o link
Homepage do PAPMEM: www.impa.br/opencms/pt/programas/programa_ensino_medio/ensino_medio_2016_modulo2.html

Professores que têm se envolvido com esta atividade: Prof. Marcos Jardim e Profa. Laura Rifo (coordenadora).

5.2. Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). O Departamento de Matemática da Unicamp contém o LEM que é um laboratório de ensino especializado em atividades de reciclagem de professores do ensino fundamental e médio. Mais detalhes podem ser encontrados na homepage do LEM: www.ime.unicamp.br/lem

O gerenciamento do LEM conta com a participação de alguns professores colaboradores aposentados de nosso departamento: Profs. Antônio Carlos Patrocínio, Claudina Izepe Rodrigues, Otilia Terezinha Paques, Ary Orozimbo Chiacchio e Maria Sueli Roversi. 

 

 

Responsável pelas informações nesta página: