Programa de Pós-Graduação em Matemática

O Programa de Pós-Graduação em Matemática do IMECC tem se destacado nas últimas décadas como um dos principais programas da América do Sul para a formação de pesquisadores na área de Matemática. Alunos formados no IMECC atuam como docentes e pesquisadores de excelência no Brasil e exterior.

A sua ótima infra-estrutura, aliada a um corpo docente com publicações de impacto internacional em Matemática, tem garantido a atração de alunos de todo o Brasil e de diferentes países.

Com apoio da FAPESP, da Capes e do CNPq, seus alunos podem se dedicar em tempo integral à pesquisa através de bolsas e auxílios diversos, inclusive com a possibilidade de realização de estágio no exterior.

Além dos cursos de verão e dos inúmeros eventos organizados periodicamente pelo Instituto, os alunos da pós-graduação em Matemática ainda têm a possibilidade de complementar a sua formação realizando disciplinas de línguas como alunos especiais do Centro de Ensino de Línguas da Unicamp e de usufruir das inúmeras atividades culturais e esportivas do campus de Campinas.

O campus principal também oferece facilidades como moradia estudantil, restaurantes subsidiados para seus alunos e inúmeras bibliotecas com os mais importantes periódicos da área de Matemática.

Por estas e outras razões, que incluem a dedicação em tempo integral de seus professores doutores à docência, à pesquisa e à extensão, o Programa de Pós-Graduação em Matemática tem recebido, ao longo dos últimos anos, nota máxima 7 em cada Avaliação Trienal da Capes.

Mestrado

O programa de Mestrado está organizado levando-se em conta as três áreas básicas da Matemática: Álgebra, Análise e Geometria/Topologia.

Para obter o título de Mestre, o estudante deverá atender às seguintes exigências:

  • Obter 32 créditos em disciplinas de pós-graduação (aproximadamente oito disciplinas). Dos 32 créditos, 24 deverão ser obtidos em seis das disciplinas eletivas, duas em cada uma das três áreas: Álgebra, Análise e Geometria / Topologia.
  • Ser aprovado no exame de proficiência em língua estrangeira;
  • Ser aprovado no Exame de Qualificação ao Mestrado (EQM), que consta de três provas escritas, cujos conteúdos estão contidos nas ementas das disciplinas MM719 (Algebra Linear), MM720 (Análise no R(n)), MM453 (Topologia Geral). O EQM é oferecido 2 vezes ao ano: em julho e dezembro.
  • Elaborar e defender a Dissertação de Mestrado.
  • O prazo para conclusão do programa é de 27 (vinte e sete) meses.

Doutorado

O programa de Doutorado está organizado levando-se em conta as três áreas básicas da Matemática: Álgebra, Análise e Geometria/Topologia.

Para obter o título de Doutor, o estudante deverá atender as seguintes exigências:

  • Obter 32 créditos em disciplinas;
  • Ser aprovado no exame de proficiência em inglês leitura e inglês tradução.
  • Ser aprovado nas duas fases do Exame de Qualificação ao Doutorado (EQD).
  • A primeira fase do EQD consta de três provas escritas, uma em cada área básica, com disciplinas escolhidas pelo candidato dentre: Álgebra (MM427, MM439, MM444), Análise (MM425, MM591, MM692) e Geometria/Topologia (MM423, MM447, MM448). Estes exames são oferecidos duas vezes por ano, em julho e dezembro. O candidato prestará este exame durante o primeiro ano do programa.
  • A segunda fase do EQD constará de uma prova oral sobre tópicos na área de interesse do aluno, escolhidos em comum acordo com seu Orientador de Programa (ou da Tese). O aluno prestará este exame uma única vez, no máximo 12 meses depois da aprovação na primeira fase do EQD.
  • Elaborar e defender a Tese de Doutorado.
  • O prazo para completar o programa de Doutorado é de 60 (sessenta) meses.

 

 

 

 

 

Responsável pelas informações nesta página: