Programa de Estágio Docente

Trata-se de um programa financiado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação - PRPG com a intenção de complementar a formação profissional dos alunos da pós no sentido de aprimorar a prática didática no ensino de graduação desses futuros profissionais.

Na resolução de criação deste Programa (Resolução GR 31/10), estão previstas duas modalidades: PED-B e PED-C. Consulte esta resolução para mais informações e também normas em Informações Gerais.

Observações:

    1) As coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Matemática,  em Matemática Aplicada e em Estatística informam que, embora o PED  tenha créditos registrados no histórico escolar, os mesmos não podem ser utilizados para a integralização ou conclusão dos respectivos cursos de pós-graduação.

    2) Não serão aceitas na DAC matrículas (horário e dia da semana) do PED na graduação que coincida com disciplinas (horário e dia da semana) na Pós-Graduação. Nesse caso, o PED será cancelado e sem substituição.

    3) Alertamos que no passado, formulários de inscrição com informações incompletas prejudicaram a avaliação, e portanto, a seleção feita pelo Coordenador.

    Sobre a obrigatoriedade do estágio docente para bolsistas CAPES:

    A CPG do IMECC recomenda fortemente a experiência do PED para todos os alunos. A CAPES, no entanto, vai mais além do que a simples recomendação e tornou obrigatória essa experiência. A Portaria Nº 52 de 26 setembro 2002, na página 8, artigo 17, incisos I e V, significou na época a obrigatoriedade do estágio por no mínimo  2 (dois) semestres para todos os alunos de doutorado do IMECC (não é obrigatório para alunos do mestrado).

    Essa portaria ainda está em vigor, exceto para o programa da Matemática, que a partir da criação do PROEX Portaria Nº 034 de 30 maio 2006 (artigo 22, incisos I e II) mantém a obrigatoriedade (só para o doutorado), mas reduziu o mínimo para 1 (um) semestre.

    Bolsistas FAPESP:

    Lembrar, antes de fazer o estágio docente, de solicitar autorização da FAPESP.

    Critérios Internos do IMECC:

    • Antiguidade;
    • Coeficiente de rendimento;
    • Obrigações do candidato com a CAPES;
    • Oportunidades iguais para todos os alunos (revezamento);
    • Evitar atribuir estágio para alunos sem o exame de qualificação escrito;
    • Desempenho em estágios docentes anteriores;
    • Prioridade para alunos do IMECC.