Pós-Doutorado

A UNICAMP oferece ao seus pós-doutorandos a possibilidade de participar do Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD), que constitui modalidade de qualificação e capacitação do pesquisador na pesquisa e docência.

O programa garante acesso a bibliotecas e o uso de instalações, bens e serviços disponíveis para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, sendo regido pela Deliberação CONSU-A-12/2012 .

A documentação necessária para o ingresso no PPPD é a seguinte:

  1.  Carta do proponente declarando interesse em participar do Programa.
  2.  Projeto de Pós-Doutorado a ser desenvolvido pelo proponente, constituído de Projeto de Pesquisa e Plano de Atividades.
  3.  Comprovante de financiamento (vide regras abaixo).
  4.  Carta do docente supervisor explicitando anuência em supervisionar o Pós-Doutorando no Projeto de Pós-Doutorado.
  5.  Curriculum Vitae do candidato a Pós-Doutorado.
  6.  Título de doutor (se o diploma tiver sido obtido no exterior, vide nota abaixo).
  7.  RG (RNE) e CPF.

Com relação ao comprovante de financiamento (item c), os parágrafos 3º e 4º do artigo 3º da Deliberação CONSU A-12/2012 estabelecem que:

“§ 3º - O Pesquisador de Pós-Doutorado deverá comprovar financiamento aprovado de agências de fomento, Universidades, Fundações ou de instituições que garantam sua participação e dedicação em tempo integral às atividades previstas no Projeto de Pós-Doutorado.”

“§ 4º - A Unicamp poderá conceder bolsa de Pós-doutoramento a pesquisadores, no âmbito de convênios celebrados com instituições públicas ou privadas, conforme regulamentação específica, ficando a participação no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado vinculado a concessão e vigência da mesma.“

Além disso, caso o título de doutor tenha sido obtido em universidade estrangeira, a Unicamp exige que este esteja consularizado, isto é, que esteja autenticado por repartição consular brasileira no país de origem do documento. Nesse caso, o solicitante também precisa apresentar uma tradução livre do diploma.

Consulte aqui os países isentos de consularização do diploma 

A entrega dos documentos deverá ser feita junto a Secretaria de Pós-Graduação.

 

Responsável pelas informações nesta página: