Programa de Pós-Graduação em Estatística

É um programa para a formação de mestres e doutores em Estatística. Os alunos são escolhidos entre candidatos com base sólida em estatística/matemática vindos do país e do exterior, após um rigoroso processo de seleção (curso de verão, currículo e cartas de  recomendação para o Mestrado; currículo e cartas de recomendação para o Doutorado).

O Programa recebeu a nota 5 na última avaliação do CAPES.

Todos os professores credenciados no programa são pesquisadores ativos (para credenciamento, os Artigos 22 e 23 do Regulamento exigem que o professor apresente uma produção científica regular e recente).

O foco do Mestrado é a formação de profissionais em Probabilidade, Estatística e suas aplicações. O aluno formado nestes cursos deve ter condições de atuar tanto profissionalmente (consultoria, indústria, etc), como introduzir-se na área acadêmica (ensino e pesquisa).

Um dos objetivos principais do Doutorado é formação de lideranças em pesquisa na área de Probabilidade e Estatística, que irão atuar principalmente como docentes em universidades e centros de pesquisa. A qualidade das teses de doutorado defendidas deve ser compatível com o nível das melhores revistas especializadas de circulação internacional.

A grade curricular do Mestrado e Doutorado é composta de disciplinas variadas em Estatística Matemática, Métodos Estatísticos, Probabilidade e Processos Estocásticos.

Coordenador do Programa: Prof. Dr. Aluísio de Souza Pinheiro