Primeiro seminário para a graduação - 2023

Local do evento
Auditório
Descrição:

Títulos e resumos encontram-se em anexo. Apresentação de IC: Marcos Emanuel Veríssimo Do Nascimento (IMECC).

A Professora Yuriko Baldin é Licenciada e Bacharel em Matemática, possui Mestrado e Doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas, e pós-doutorados nos EUA. É membro do corpo editorial do Eletronic Journal of Mathematics and Technology e da Editora LIMC-UFRJ. Atuou na Universidade Federal de São Carlos em ensino, pesquisa e extensão, sendo atualmente professora senior. Pesquisa na área de Matemática, sub-área Geometria Diferencial, tendo concentrado desde 2000 na pesquisa em Ensino de Matemática, especialmente na sub-área de Formação Inicial e Continuada de Professores, Desenvolvimento de Materiais Didáticos, Métodos de Ensino e Aprendizagem de Matemática, Desenvolvimento e Problemática dos Currículos, Utilização das Tecnologias no Ensino da Matemática, relacionados aos temas: uso de software/tecnologias no ensino, geometria diferencial, ensino integrado, conexão entre as matemática básica e superior, Resolução de problemas e a análise de erros como estratégias de ensino e pesquisa, Lesson Study, integração entre o concreto, lúdico e o abstrato.

Trabalhou na Rede Nacional de Formação Continuada de Professores do MEC, nos cursos de capacitação de professores do ProLetramento do MEC, atuou como assessora ad-hoc na Área de Ensino da CAPES. Foi coordenadora regional da OBMEP de 2005 a 2013, e atualmente desenvolve Projeto de Integração da OBMEP na formação continuada de professores. É credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da UFSCar, orientando dissertações na área de Ensino de Matemática, especializada em Metodologia de Lesson Study e de Resolução de Problemas.