Prof. Marco Antônio Teixeira ganha título de Prof. Emérito da Unicamp

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou, na manhã desta terça-feira (28), a concessão do título de Professor Emérito ao docente Marco Antônio Teixeira, do IMECC.

O título foi concedido por unanimidade do Conselho. Chefe do Departamento de Matemática do Imecc-Unicamp no início da década de 1980, Marco Antônio Teixeira foi diretor do instituto, coordenador do curso de Pós-Graduação e secretário da Sociedade Brasileira de Matemática. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), foi coordenador de projetos internacionais junto à Capes e de projetos temáticos Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo). Desde 2014, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Graduado em matemática pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e com mestrado e doutorado pela USP, Teixeira atua principalmente em temas como Sistemas Reversíveis e Sistemas Descontínuos.

O professor Plamen Emilov Kochloukov, que presidiu a comissão especial de indicação do título, lembrou a carreira de Teixeira. “Além de brilhante professor, excelente pesquisador de nível internacional, foi também um hábil administrador”, disse Kochloukov. “A originalidade e a abrangência de sua obra científica ficam comprovadas no seu pioneirismo em diversas linhas de pesquisa, registrado nos seus 122 artigos científicos”, diz o parecer com a indicação do título assinada pelos professores Douglas Duarte Novaes, Ketty Abaroa de Rezende e Ricardo Miranda Martins. “Sua influência acadêmica é perceptível, inclusive, através das carreiras bem sucedidas de seus alunos (20 mestres e 16 doutores) e 19 pós-doutores que tiveram o privilégio de receberem sua influência científica”, acrescenta o parecer.

O professor estabeleceu sólidos programas de cooperação internacional, primordialmente com França, Holanda, Inglaterra, Espanha, Bélgica, China, EUA e Israel, apresentando em seu currículo, e no de seus alunos, um substancial número de artigos conjuntos com distinguidos pesquisadores desses países. “Sem dúvida, graças a seus esforços, hoje o Imecc é uma instituição de renome na área de Sistemas Dinâmicos”, diz o parecer.

Teixeira coordenou uma longa lista de projetos de intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros e de convênios internacionais de universidades brasileiras. Em seu legado científico, diz o documento, Teixeira fez contribuições importantes na Teoria de Bifurcações para Sistemas Descontínuos. Seus resultados associados à classificação de contatos entre campos de vetores (em pontos de descontinuidade) são celebrados mundialmente.

Fonte: https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/noticias/2023/11/28/unicamp-concede-titulo-de-professor-emerito-anibal-vercesi-jorge-coli-e-marco