Prof. Márcio Rosa do Departamento de Matemática ganha o Wolfram Innovator Award 2023

Há 20 anos, Márcio Rosa vem fazendo inovações pedagógicas partindo do princípio de que os estudantes universitários deveriam usar softwares, incluindo o Wolfram Cloud, para continuar sua formação em matemática superior. Ele acredita que os alunos devem ser treinados para usar o software como uma ferramenta para auxiliar seus esforços, em vez de aprenderem a replicar as funções do software. A abordagem geométrica é reforçada para que o aluno, ao estudar e resolver problemas, seja capaz de produzir imagens com software e interpretá-las. Rosa publicou vários artigos e orientou teses com base na sua experiência e abordagem única à educação matemática.

Nas palavra do professor:

"[...] ganhei o 'Innovator Award 2023' pelo meu trabalho como docente, desenvolvendo técnicas pedagógicas para estudantes que, se utilizarem aquilo que ensinamos, o farão com um software e conexão com a internet [...]. Na era dos softwares e da inteligência artificial, o ensino tem que ser repensado.  Os tópicos e as ênfases devem mudar.

Trabalhei nisto com profundidade nos últimos 20 anos, e, por lecionar de forma diferente, tive até conflitos aqui no IMECC, onde um sistema de cursos coordenados utiliza um sistema normalizado de ensino há 20 anos. Repetir é o oposto de inovar, e, para seguir as novas tendências, tentar experiências, sempre divergi do sistema aqui utilizado, alegando a minha 'liberdade de cátedra'.

Pode-se ver na lista de agraciados com o  'Innovator Award 2023' em

verá que eu fiquei entre cientistas importantes: um professor emérito da Caltech, o Willians Helton.  Um professor de Oxford, Simon Benjamin, junto com seu aluno Tyson Jones, pelo desenvolvimento dos computadores quânticos.  Do famoso astrofísico Peter Taborek, também da Univ. da Califórnia.  Do Oliver Knil, de Harvard, de Patrick Sheibe, do Inst. Max Planck e de outras celebridades.

Percebe-se, com esta premiação de um docente, voltado para o ensino, em meio a grandes cientistas, que a comunidade internacional está valorizando o trabalho em ensino nestes tempos de mudança de paradigma [...]

Para os estudantes agirem de forma complementar às máquinas, eu tenho empregado um enfoque mais geométrico nos cursos.  A geometria, com nossa intuição visual, utiliza o outro lado da mente.  Vai além do que a máquina, que é poderosa em álgebra, pode fazer. O reforço no aspecto geométrico ajuda o estudante a aproveitar a possibilidade de gerar imagens com os softwares e entender melhor problemas ao interpretar estas imagens.

Eu publiquei um livrinho pela Editora da Unicamp (que venceu uma concorrência pública, na forma de chamada de livros) e também publiquei artigos em revistas internacionais relatando meus experimentos pedagógicos. Na foto-montagem que fizeram ao lado da descrição do trabalho dos vários agraciados (vide link acima) colocaram meu livrinho e alguns dos artigos que publiquei.  Aliás, meu livrinho já estava no blog da Wolfram faz tempo:

...apesar de estar em português.  Agora, em função da minha premiação, acho que a Editora da Unicamp vai traduzir para o inglês e submeter meu livro à Springer."

Parabéns, Prof. Márcio Rosa!