Nota da Diretoria do IMECC sobre a ocupação do prédio

Nota da Diretoria do IMECC

Após os fatos ocorridos no dia 03/10/2023 e amplamente noticiados pela mídia, envolvendo um docente do IMECC, uma assembleia estudantil decidiu pela ocupação de nosso prédio principal. Desde então, alunos da Unicamp ocupam o saguão, e atividades (atos, assembleias, oficinas de produção de materiais relacionados à greve e músicas) acontecem durante todo o dia e noite, incluindo finais de semana. Algumas dezenas de alunos têm dormido no prédio, em colchões, barracas, etc.

A Diretoria do IMECC atuou sempre com o objetivo de manter aberto o diálogo, inicialmente com o Centro Acadêmico e depois com o Comitê de Ocupação do IMECC (que assumiu as negociações), para tentar manter o pouco controle que tínhamos da situação e também para tentar preservar o funcionamento de parte das atividades do Instituto.

A ocupação do prédio do IMECC causa desconforto e transtornos para todos. Nossos funcionários estão extremamente incomodados com essa situação. É insalubre trabalhar com barulho e a ocupação causa ansiedade e estresse em todos. O corpo docente, categoria que não está em greve, está corretamente solicitando que o calendário acadêmico seja continuado, e que as aulas sejam retomadas.

Na manhã do dia 09/10, as portas laterais do IMECC (subsolo) foram bloqueadas por mesas e cadeiras, e a porta frontal do IMECC estava somente com uma pequena abertura. Pessoas foram intimidadas ao entrar no prédio, pois havia uma pessoa mascarada na entrada. Um de nossos seguranças foi impedido de entrar no prédio, com a alegação de que ninguém da vigilância era bem-vindo. Consideramos este fato muito grave, e incompatível com o clima da negociação até aquele momento. Essa situação motivou a liberação de todos os funcionários para trabalharem remotamente, além do fechamento da Biblioteca do IMECC.

Ocupações como a que acontece no prédio principal do IMECC são medidas extremas que vêm sendo usadas por movimentos sociais (incluindo o movimento estudantil) para que suas reivindicações sejam ouvidas.

A pauta inicial que motivou a ocupação do IMECC, que foi a solicitação para que processo administrativo fosse aberto para apurar os atos do dia 03/10, já está encaminhada pela Reitoria da Unicamp da única forma que é possível: foi feita a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) a ser conduzido pela Comissão Processante Permanente (CPP) contra o professor Rafael Leão. Além disso, o professor foi afastado de todas as suas atividades até a conclusão do PAD. Agindo de forma democrática e dentro do permitido pelos regimentos das Unicamp, não há outra forma de tratar a situação.

Recebemos na segunda-feira, dia 09/10, a pauta de reivindicações do Comitê de Ocupação do IMECC. Todos os itens apresentados foram respondidos de forma institucional: iremos tramitar internamente os que são de nossa responsabilidade, e encaminhar para as instâncias competentes os demais, nos comprometendo a acompanhar de perto este processo. Alguns dos itens apresentados, inclusive, já estão sendo discutidos em algumas comissões, além de serem frequentemente assuntos entre docentes, pois são preocupações legítimas com a qualidade do nosso ensino. A resposta à carta dos alunos foi discutida e aprovada na reunião do Conselho Interdepartamental de hoje, 10/10, e está em anexo. Ela já foi enviada para o Comitê de Ocupação.

Entendemos que todas as discussões necessárias para atendimento aos itens podem ser realizadas dentro do ambiente acadêmico de comissões, GTs, bem como por reuniões convocadas pelos representantes discentes e pelo Centro Acadêmico. Observamos, porém, que a maioria dos itens de pauta nunca foram apresentados oficialmente pelos representantes discentes nos canais oficiais (representação discente, centro acadêmico, etc).

Aproveitamos a oportunidade para reforçar junto aos estudantes a importância de que se candidatem para representação discente em órgãos como a Congregação do IMECC, pois tem sido recorrente que a representação discente fique vaga por falta de interessados em participar da eleição - inclusive, no momento a representação discente de graduação na Congregação do IMECC tem somente um membro, de 4 possíveis (2 titulares e 2 suplentes).

A Diretoria do IMECC, com apoio do Conselho Interdepartamental, se comprometeu a discutir todos os assuntos propostos, desde que a desocupação do prédio ocorra, para que no dia 16/10 a rotina administrativa do prédio volte ao normal. Sem a desocupação, no entanto, a negociação não irá prosseguir.

Acreditamos que as pautas apresentadas pelo movimento estudantil do IMECC são legítimas. Porém, principalmente com respeito aos itens da pauta "local", eles não justificam a continuidade da ocupação do prédio. É uma medida desproporcional.

Diretoria do IMECC
10 de outubro de 2023