Critérios de Avaliação
AVALIAÇÃO
A avaliação geral do curso será por três provas e um exame final
Prova 1: 05/09/2024
Conteúdo: Sistemas lineares, espaços vetoriais, subespaços (combinação linear,
subespaços gerados, soma, interseção e soma direta de subespaços), dependência e
independência linear, bases e dimensão, coordenadas e matriz mudança de base,
transformações lineares, núcleo e imagem.
Prova 2: 24/10/2024
Conteúdo: Espaços vetoriais isomorfos e inversa de transformação linear, a matriz de uma transformação linear, produto escalar: Definição e desigualdade de Cauchy-
Schwarz, norma e ângulo entre vetores, bases ortonormais e o processo de Gram-
Schmidt, complemento e decomposição ortogonal, a adjunta de uma transformação linear, operadores simétricos e ortogonais, projeção ortogonal.
Prova 3: 27/11/2024
Conteúdo: Autovalores e autovetores de operadores e matrizes, matrizes
especiais, Diagonalização de operadores lineares (aplicação a cônicas), Diagonalização de
operadores simétricos e anti-simétricos.
Segunda Chamada: 04/12/2024 Prova substitutiva para os estudantes que não
puderam comparecer às três primeiras provas, mediante justificativa. O estudante que
não comparecer a uma prova deverá apresentar ao professor da turma
correspondente, no prazo de 5 dias após a data da prova, um documento que
justifique a ausência.
Exame Final: 12/12/2024.
Conteúdo: Toda a ementa.
Observações:
- A frequência mínima exigida é de 75% do total das aulas previstas ( Artigo 47, § 3o do Regimento Geral da UNICAMP).
- Constitui infração à disciplina recorrer a meios fraudulentos, com o propósito de lograr aprovação (Artigo 142, VII, Estatuto da UNICAMP)
- A revisão de qualquer prova será feita de forma presencial em horário previamente definido e publicado junto com as notas da prova.
- As informações de cada turma será divulgada no Mural do Classroom da turma.
- Poderá ser solicitada a apresentação do documento de identidade do aluno por ocasião das provas e do exame.
CRITERIO APROVAÇÃO
A aprovação da disciplina será em função da Nota Final ($\textbf{NF}$) que será calculada da seguinte maneira: Primeiramente, calculamos a média final ($\textbf{MF$}) em função das provas:
Com isto:
- Os alunos com média final $\textbf{MF}\geq 5,0$ ou $\textbf{MF}<2,5$ terão nota final $\textbf{NF}=\textbf{MF}$.
- Os alunos com média final $2,5\leq \textbf{MF}< 5,0$ deverão fazer o Exame Final ($\textbf{EF}$). Neste caso, a nota final será calculada pela fórmula
Serão considerados Aprovados com nota $\textbf{NF}$ todos aqueles alunos com $\textbf{NF}\geq 5$, caso contrário serão considerados Reprovados com nota $\textbf{NF}$.
A data do Exame Final é dia 15 de dezembro de 2024 e o conteúdo do mesmo será toda a ementa.