Início
  • Ensino
    Disciplinas Materiais didáticos Orientação de alunos Ensino remoto (micro) Ensino remoto (macro)
  • Pesquisa
    Publicações Currículo Lattes GGC PyGêBR Projeto GêBR Códigos
  • Extensão
    PIC/OBMEP & MO Parcerias Divulgação Semana de Inverno Minha Campinas Unicamp Esclarece Orientação de Projetos
  • Sobre mim

Construção de oficinas de matemática para olimpíadas I

MA013/MS013 — 2025/S1

Acompanhe esta disciplina no Google Sala de Aula.

Sobre

Está é uma disciplina de extensão, oferecida em conjunto com a disciplina MA013, pela Profa. Laura Rifo, Prof. Matheus Souza (FEEC) e por mim.

A disciplina tem 4 créditos de extensão, sendo 2 deles em aula teórica e os outros 2 créditos com exercício efetivo de atividade de extensão em um dos projetos vinculados.

Veja mais informações sobre o PIC e o POTI.


Ementa

Prática de criação e resolução de problemas de matemática de conteúdos regulares do Ensino Básico. Análise de resoluções de problemas sobre os aspectos de conteúdo matemático. Discussão sobre mediação e conhecimento didático dos diversos conteúdos abordados.


Metodologia

Nas aulas teóricas, discutiremos aspectos matemáticos e didáticos utilizados em oficinas de olimpíadas, com criação de materiais didáticos, como listas de problemas e jogos matemáticos. Aos sábados, serão realizadas e acompanhadas as atividades dos programas relacionados à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o PIC e o POTI, junto a estudantes do Ensino Básico. Em outros dias da semana, sob agendamento, serão acompanhadas as oficinas das visitas de escolas. Todas as atividades serão realizadas presencialmente no Campus de Campinas.


Bibliografia

  • Material próprio do POTI.
  • Material próprio do PIC.
  • CMU - Coleção MATHEMATICS Update. Disponível no Google Classroom.
  • N Machado (2009) Matemática e realidade. 510.1 M18m 7.ed.
  • N Machado (2016) Educação: cidadania, projetos e valores. 370.1 M18e e outros textos do autor.
  • G Polya (1962) Mathematical discovery, vol I e II. 510.76 P768m
  • A Schoenfeld (2016) Mathematical thinking and problem solving. Routledge.
  • JA Van de Walle, KS Karp, JM Bay-Williams (2016) Elementary and Middle School Mathematics, Teaching Developmentally. Pearson.

Avaliação

A avaliação nesta disciplina será feita com base na presença participativa em 75% nas aulas teóricas e 100% nas práticas, de acordo com a escala organizada pela equipe; na ativa a elaboração de materiais e, durante as aulas, na participação, resolução e discussão de problemas e ida à lousa.


Calendário

SegundasAtividade TeóricaSábadosAtividade Prática
10/03Apresentação
17/03Aula de formação22/03PIC/POTI
24/03Aula de formação29/03PIC/POTI
31/03Aula de formação05/04POTI
07/04Aula de formação12/04PIC/POTI
14/04Aula de formação19/04Não tem aula
21/04Feriado26/04PIC/POTI
28/04Aula de formação03/05Não tem aula
05/05Aula de formação10/05PIC/POTI
12/05Aula de formação17/05POTI
19/05Aula de formação24/05PIC/POTI
26/05Aula de formação31/05POTI
02/06Aula de formação07/06PIC/POTI
09/06Aula de formação14/06POTI
16/06Aula de formação21/06Não tem aula
23/06Aula de formação28/06PIC/POTI
30/06Avaliação do projeto05/07PIC

Local e horário

As aulas teóricas serão às segundas-feiras, na sala CB11, de 16:00 a 18:00.

As aulas práticas do PIC/POTI serão aos sábados, na FEEC. Outras atividades, como recepção de escolas, acontecem no auditório e saguão do IMECC e serão informadas durante o semestre, no decorrer dos agendamentos.

Copyright © R.Biloti 2019 – 2025
  • Disclamer / Termo de isenção