Palestras |
01 |
O
que nos fêz e faz sermos matemáticos, professores de
matemática?
Prof Dr João Frederico da Costa Azevedo Meyer (Joni),
Diretor
do IMECC/UNICAMP |
02 |
A
TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS:
Contribuições da Psicologia para a prática docente
Sandra Magina |
Conferências |
01 |
A
Teoria dos Campos Conceituais: contribuições da Psicologia
para a prática docente
Sandra Magina |
02 |
Formulação
& Resolução de Problemas: o quê, por quê
e como
Luiz Roberto Dante |
Mini
Cursos |
01 |
A
linguagem matemática na educação infantil: o
papel do registro
Adair Mendes Nacarato
Eleonora Dantas Brum |
02 |
Estocástica
nas Séries Iniciais
Profª Celi Espasandin Lopes LEM/IMECC/UNICAMP e UNICSUL/SP
Profª Elaine Meirelles UNICSUL-SP
|
02b |
O
Desenvolvimento da Probabilidade e da Estatística
Celi Espasandin Lopes
Elaine Meirelles |
04 |
O
conceito de proporcionalidade no ensino
fundamental
Profa. Dra. Roseli de Alvarenga Corrêa – Demat/Ufop |
05 |
Estatística
e Problemas de Contagem no Ensino Fundamental |
06 |
Ambientes
informatizados no Ensino de Matemática: algumas sugestões
de atividades |
07 |
Desenvolvendo
competências matemáticas - Parte 1
Desenvolvendo competências
matemáticas - Parte 2
Desenvolvendo competências
matemáticas - Parte 3
Marineusa Gazzetta |
08 |
JOGOS:
um recurso metodológico para as aulas de matemática |
09 |
Modelagem
Matemática e Meio Ambiente na sala de aula
Profa. Denise Helena L. Ferreira
Profa. Maria Beatriz F. Leite |
10 |
Atividades
interdisciplinares integrando as áreas do conhecimento no
Ensino Médio
|
11 |
A
prática da resolução de problemas
A .C. Patrocínio/lem/imecc/unicamp |
12 |
Índice
de Massa Corpórea
Maria Zoraide M C Soares
Tabela de Alimentos
|
Comunicações |
01 |
A
multiplicação no Ensino Fundamental: atividades técnicas
envolvendo conceitos de área e análise combinatória
Fernanda
Teresa Tofolo
Catarina Maria Vitti |
02 |
A
Matemática através da literatura. Um olhar interdisciplinar
para a leitura
Jane Marie Gomes de Almeida |
03 |
Utilização
da arte do origami no ensino de geometria
Lee
Yun Sheg
Vanessa
Cristina Ponce
Lee
Yun Feng
André
Lopes Pigiani |
04 |
Dificuldades
em álgebra: Tradução Literal
Nathalia Tornisiello Scarlassari |
05 |
A
interação entre adolescentes e crianças num ambiente
de jogo
Keli Cristina Conti |
06 |
A
construção do pensamento algébrico usando como
recurso os números poligonais
Elisangela Parra Zigart Peres
Maria Margarida Massignan de Almeida |
07 |
Estágio
Colaborativo: Uma experiência possível?
Décio
Lauro Soares
Keli Cristina Conti |
08 |
Níveis
de conhecimento esperados dos estudantes: a noção intuitiva
de conjunto
Áureo
de Albuquerque Ribeiro
Marlene Alves dias |
09 |
Avaliação
da aprendizagem e as políticas educacionais
Rosaly
Mara Senapeschi Garita |
10 |
O
desempenho de alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio em
Problemas de Fração
Sandra
Magina
Evanilton Alves
Humberto Tedesco
Irene Prestes |
11 |
Produzindo
significados nas aulas de matemática da EJA: uma análise
curricular
Meri
Bello Kooro
Celi Espasandin Lopes |
12 |
Peso,
altura e massa corpórea uma relação matemática
e um estilo de vida
Ana
Paula Simões
José Roberto Pereira
Noemi Pinheiro do Nascimento Fuji
|
13 |
Combinações
com repetições: interpretações combinatórias
e resolução de problemas
Eduardo Luis Estrada |
14 |
Polígono
e poliedro: um estudo sobre exemplos e não-exemplos
Nelson
Antonio Pirola
Marcelo Carlos Proença
Luciane de Castro Quintiliano |
15 |
Atividades
geométricas com o software cabri géomètre II
na licenciatura em matemática do CEUCLAR
Antônio César Geron |
16 |
Brincando
e aprendendo
Ednalva Fernandes Neres Agustineli |
17 |
Prosa
com os números! Um Encontro da Matemática com a Literatura
Infantil
Conceição Aparecida Cruz Longo Martins |
18 |
Avaliar
Visando direcionar a formação continuada em serviço
dos professores - Rondonópolis - MT
Maria
Elizabete Rambo Kochhann |
19 |
O
uso da trigonometria no cotidiano
Ana
Paula Simões
Noemi
Pinheiro do Nascimento Fujii |
21 |
A
contribuição dos jogos pedagógicos e atividades
lúdicas para o processo de ensino aprendizagem de matemática:
uma experiência com alunos de 5ª. a 8ª. séries
de uma escola estadual da zona leste de são paulo, em atividades
de reforço
Lia Corrêa da Costa Souza |
22 |
Professora,
porque aprendemos numerais romanos na escola?
Erica
da Silva Moreira Ferreira |
23 |
Números:
experiências cotidianas de alunos de uma terceira série
Nanci Leite Branquinho |
25 |
A
Matemática da Bandeira do Brasil
Adriana
Franco de Camargo |
26 |
Investigação
matemática na educação de jovens e adultos
Loreni
Aparecida Ferreira Baldini
Maria Onide Sardinha
Michele Regiane Dias |
27 |
O
aprendizado da estatística no ensino médio: a estatística
não-paramétrica como ferramenta – o teste dos
sinais
Antonio
Carlos Fonseca Pontes |
28 |
Uso
De Novas Tecnologias Como Ferramenta Pedagógica Aprendizagem
Da Matemática: Webquest
Carlos
Henrique de Jesus Costa
Dra. Abigail Fregni Lins (Bibi Lins)
|
29 |
A
Metodologia da Matemática na Feitura dos Planejamentos de Biologia
Elizabeth Bittencourt Martins |
30 |
Preservação
do Meio Ambiente
Isabel
Elisa Marchette Cagini
Lucimeire Leme
Marcos José Terossi
Rosemary L. P. H. Porto
|