OBMEP na UNICAMP

Coordenação Regional SP05

Este projeto foi criado pelos professores Laura Rifo, do Departamento de Matemática, e Lúcio Santos, do Departamento de Matemática Aplicada (DMA), do IMECC, e tem como objetivo trazer alunos principalmente de escolas públicas, participantes da OBMEP, para conhecer a UNICAMP. A partir de 2018, o professor Ricardo Biloti, do DMA, participa como palestrante.

As escolas visitantes têm a oportunidade de participar de:

  • palestras e oficinas de matemática no IMECC,
  • almoço no Bandejão,
  • visita a outra unidade ou projeto, com atividades para os alunos. Veja abaixo as parcerias nas visitas já realizadas.

    Em 2017, este projeto contou com o financiamento da PREAC, Edital PEC 2016, Convênio 519.298 - corr. 0581/16.

    Também temos o apoio do SAE, Serviço de Apoio ao Estudante, através de bolsas BAS para os alunos de graduação. Em 2017, os monitores foram: Alessandra Maria de Castro, Eder Artur Tiburcio, Vitor De Oliveira Barros (2o semestre) e Vitor Salles Pina Moreira (até setembro), da Licenciatura em Matemática, Graziele De Fátima Lourenço, de Ciências Econômicas, e Thallisson Enes Colins (1o semestre), da Engenharia de Manufatura. Em 2018, os monitores são: Andrey Alleoni, Ariane Paiva (voluntária), Eder Artur Tiburcio, Gabriel Cazaroli de Melo, Luana Aguiar, Guilherme Zanni (bolsa PICME), todos da Licenciatura em Matemática. Além destes, participam do projeto também a aluna do Doutorado do PECIM, Tatiane Xavier, e o aluno do Mestrado do PECIM, Jheovany Martins.

    Nas oficinas, trabalhamos com jogos adaptados ou criados por membros da equipe, parcialmente financiados pelo CEPID da FAPESP No. 2013/07375-0, CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria.

    Importante: o projeto não financia o transporte dos alunos.

  • Assista ao vídeo de divulgação "Venha para a UNICAMP".
    Veja aqui alguns dos jogos utilizados na oficina de matemática.

    Escolas participantes em 2018

    1. 21 de março, fotos
      Vinhedo, Anglo, 24 alunos de Ensino Médio
      Projeto: Epistemologia da filosofia matemática
      Palestra: Problemas de (quase) um milhão de dólares, Lúcio Santos
    2. 18 de abril, fotos
      Mogi Guaçu, ETEC Euro Albino de Souza, 48 alunos de Ensino Médio
      Projeto: Estudo dirigido em tópicos de matemática
      Palestra: Geofísica do petróleo, Ricardo Biloti
    3. 16 de maio, fotos
      Vinhedo, diversas escolas municipais, 40 alunos de 8o e 9o anos
      Projeto: Mapeando meu bairro
      Palestra: Planolândia, Lúcio Santos
    4. 20 de junho,
      Pedra Bela, Escola Estadual Professor João Apocalipse, 40 alunos de Ensino Médio
      Projeto: Nos caminhos da matemática
      Palestra: Planolândia, Lúcio Santos
    5. 15 de agosto, fotos
      Cajamar, SESI, 40 alunos de 8o e 9o anos
      Projeto: Laboratório de matemática
      Oficina: Cristais e Poliedros
    6. 29 de agosto, fotos
      São Paulo, Colégio Sion, 30 alunos de Ensino Médio
      Projeto: Matemática aplicada à vida
      Palestra: Planolândia, Lúcio Santos

    Seminários abertos

    Este seminário surgiu como uma necessidade da equipe de analisar criticamente tanto as atividades realizadas junto às escolas, quanto seu possível impacto nos alunos visitantes.
    Os seminários são baseados em leituras de textos referentes a educação não-formal, mediação e sua relação com prática docente. Os textos analisados em cada encontro e os apresentadores e guiadores da discussão são listados no link abaixo.


    1. 14/09, 12h30, sala 325
      Maria da Glória Gohn (2006) Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas
      Moacir Gadotti (2005) A questão da educação formal/não-formal
      Apresentadores: Eder Artur Tiburcio, Vitor De Oliveira Barros (Licenciatura em Matemática)
    2. 08/11, 13h, sala 321
      LS Vygotski (1991) A formação social da mente
      Apresentadoras: Alessandra Castro (Licenciatura em Matemática), Graziele Lourenço (Ciências Econômicas)
    3. 29/11, 13h, sala por definir
      Martha Marandino, org. (2008) Educação em museus: a mediação em foco
    1. 30 de março, fotos
      Americana, Escola Estadual João XXIII
      55 alunos de Ensino Médio
    2. 19 de abril, fotos
      Poços de Caldas, Escola Municipal Doutor Pedro Afonso Junqueira, Escola Municipal Maria Ovidia Junqueira, CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, Escola Estadual Professor José Castro de Araújo.
      43 alunos de Ensino Fundamental II
      Parcerias: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e Projeto Ponto-Poema do programa Aluno Artista (SAE).

    3. 3 de maio, fotos
      Americana, Escola Estadual João XXIII
      Visita dos professores Laura e Lúcio à escola, em 3 de maio, na Semana da Matemática.
    4. 17 de maio, fotos
      Itu, Escola Monteiro Lobato
      40 alunos de Ensino Médio
      Parceria: Instituto de Computação (IC)
    5. 7 de junho, fotos
      Mococa, Escola Estadual Oscar Villares
      43 alunos de Ensino Médio
      Parceria: Museu Exploratório de Ciências
      Palestrante convidado: Prof. Dr. Mario Martínez, IMECC
    6. 16 de agosto, fotos
      Monte Mor, Prefeitura
      Palestras dos professores Laura e Lúcio no curso de formação de professores de matemática do Ensino Fundamental II, no município de Monte Mor, SP. Os temas tratados foram a OBMEP, o Projeto OBMEP na Unicamp e a palestra "Problemas de (quase) um milhão de dólares".
    7. 23 de agosto, fotos
      Artur Nogueira, Escola Estadual Professor José Apparecido Munhoz
      44 alunos de Ensino Médio
      Parceria: Museu Exploratório de Ciências
    8. 20 de setembro
      Limeira, Escola Estadual Brasil
      45 alunos de Ensino Médio
      Parceria: Arquivo Edgard Leuenroth
    9. 11 de outubro, fotos
      Sorocaba, Colégio Veritas
      30 alunos de Ensino Médio
      Parceria: Museu Exploratório de Ciências
    10. 18 de outubro
      Americana, Escola Estadual Silvino José de Oliveira
      40 alunos de Ensino Médio
      Palestra: Prof. Dr. Ricardo Biloti, acesse aqui a versão em .pdf
      A visita fez parte da 3ª etapa do Projeto PetroSil, desenvolvido pela escola especialmente para os alunos do 3o ano do Ensino Médio do período integral. O objetivo central é desenvolver um conhecimento sobre petróleo e outros recursos naturais, associado com sustentabilidade e com o conteúdo das disciplinas de Biologia, Matemática e Química da Base Nacional Comum.
    11. 22 de novembro, fotos
      Pirassununga, Escola Estadual Pirassununga
      43 alunos de Ensino Médio
      Parceria: Exposição de Holografia, Prof. José Lunazzi, Instituto de Física Gleb Wataghin

    Apoio