Elza te conta No9

Número 9, setembro de 2021.

Está iniciando um novo semestre e, junto dele, daremos início a esse boletim com boas notícias: pela primeira vez, em 55 anos de funcionamento da Sociedade Brasileira de Física (SBF), temos uma mulher eleita como presidente da organização. A professora Dra. Débora Peres Menezes assumiu o cargo em 16 de julho, por meio de cerimônia virtual. Parabéns, Débora! Desejamos que seu mandato inspire outras mulheres e que notícias como essa sejam cada vez mais comuns!

Quer contribuir com alguma matéria ou informação? Escreva para imeelza@unicamp.br.

Boa leitura, continuem se cuidando e vacinem-se,
Elza.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Unicamp 2022!

A Comissão Permanente para os Vestibulares receberá, até dia 08 de setembro, as inscrições para o Vestibular Unicamp 2022.  Para realizá-la, bem como obter mais informações, basta acessar o portal da Comvest.

Esta é uma grande oportunidade para que tenhamos mais mulheres ingressando nas áreas chamadas de STEM, uma sigla para as palavras science, technology, engineering and mathematics (do inglês: ciência, tecnologia, engenharia e matemática, respectivamente).

No próprio IMECC, os dados estatísticos que mostram a presença feminina no instituto são bastante alarmantes: em 2020, entre os alunos ingressantes na graduação, apenas 28,9% eram mulheres. Essas discrepâncias se estendem às pós-graduandas e, também, às docentes, conforme foi observado pelo “Levantamento de Dados: Mulheres do IMECC“, realizado pelo Grupo Elza.

Assim, observa-se o quanto é necessário incentivar mais mulheres a ingressarem nas áreas de STEM. Então, se você conhece uma menina que irá prestar o vestibular, divulgue o Vestibular Unicamp 2022 e incentive-a para prestar cursos na área de exatas. Vamos começar a mudança, vamos formar mulheres cientistas!

Mulheres olímpicas

Aqui, sempre buscamos divulgar as principais Olimpíadas Científicas da atualidade, buscando estimular a participação feminina nesses eventos, que possuem índices de premiação de mulheres muito baixos quando comparados à quantidade de homens premiados.

A medalhista da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) Camille Simões de Castro conquistou uma bolsa de 90% para cursar o 2º ano do Ensino Médio nos Estados Unidos. A adolescente de 17 anos iniciou os estudos na La Lumiere School, em Indiana, no mês passado. Com todo conhecimento adquirido na escola e nas competições, a jovem se candidatou para diversos colégios nos Estados Unidos e foi aceita na La Lumiere School com a bolsa. Para mais informações, você pode ler a matéria completa no site do IMPA.

Rebeca Andrade, eternizada na história das Olimpíadas | Jogos Olímpicos 2021 | EL PAÍS BrasilDesse modo, não podemos deixar de destacar o resultado incrível das mulheres em um outro tipo de Olimpíadas: os Jogos Olímpicos de Tóquio. Com a maior delegação feminina da história do país em Olimpíadas (140 atletas), as mulheres brasileiras tiveram o melhor desempenho feminino entre todas as participações já realizadas nos Jogos, sendo responsáveis por 09 das 21 medalhas brasileiras, dentre estas, três ouros.

Vale ressaltar que ainda estão ocorrendo os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que também contam com a maior delegação feminina brasileira da história (96 atletas). Então, ainda podemos ter esperanças de conquistar mais medalhas e ver mais mulheres brasileiras brilhando no pódio!

Marque na agenda

Dia 03 de setembro encerram as inscrições para o Processo Seletivo Aberto para as Vagas Remanescentes 2022 da Unicamp.

Dia 05 de setembro encerram as inscrições para o Inova Jovem 2021. Voltada aos alunos que possuem entre 16 e 21 anos, matriculados no Ensino Médio ou Técnico, a competição de empreendedorismo conta com um workshop de capacitação para seus inscritos que, conforme o avanço do projeto, podem participar de treinamentos e concorrer a um prêmio em dinheiro.

Dia 08 de setembro encerram as inscrições para o Vestibular Unicamp 2022.

Nos dias 09, 16, 17 e 18 de setembro, ocorrerá o Programaria Summit Online 2021, uma conferência voltada para mulheres e para o público LGBTQIAP+, que visa abordar, além de conteúdos técnicos, a diversidade de gênero na tecnologia.

Estudar é resistir

Trazemos um fato que merece alerta: no Afeganistão, a tomada do poder pelo grupo Talibã é particularmente perigosa às mulheres que lá vivem. As afegãs correm o risco de perder todos os direitos que conquistaram ao longo dos anos, econômicos e sociais, incluindo o direito à educação, como explicado nesta reportagem da BBC.

As meninas que integram a equipe de robótica do Afeganistão, por exemplo, acabaram fugindo do país. As integrantes do grupo, conhecidas como “Sonhadoras Afegãs”, têm entre 12 e 18 anos, e tiveram de ser acolhidas por outros países devido ao medo de um futuro incerto.

Malala Yousafzai - AdoroCinema

Sendo assim, terminamos essa edição com uma frase da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2014, após sua luta incansável contra o Talibã pela defesa dos direitos das mulheres, incluindo o acesso à educação:

“A educação é o poder das mulheres.”
Malala Yousafzai

Uma homenagem à Elza

Para encerrar, trazemos uma notícia que nos enche de orgulho: no dia 30 de agosto de 2021, a Unicamp realizou uma cerimônia virtual para entrega do título de Doutora Honoris Causa da Unicamp à Elza Salvatori Berquó, uma das inspiradoras do nome de nosso grupo. Aos 95 anos de idade, devido à toda sua contribuição científica e social à humanidade, Elza foi a primeira mulher a receber essa honraria por parte da universidade. Você pode conferir a matéria completa na página na Unicamp!