em luto pelas 660+ mil vidas ceifadas
Ricardo Biloti
MS211 C/F MS211 V

OBMEP

Projetos vinculados à OBMEP

Participo de alguns projetos vinculados à OBMEP, como OBMEP na Unicamp, coordenado pelos professores Laura Rifo e Lúcio Tunes dos Santos, e sou coordenador regional do Programa de Iniciação Científica Jr., o PIC da OBMEP, para Campinas e região (regional SP03).

Um pouco do que é feito nesses programas foi contado no vídeo "Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP", feito pela Pro-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp.

Divulgação

A Matemática e a Exploração do Petróleo

Oficina com duas horas de duração para alunos de 9º do ensino fundamental e do ensino médio. Através de perguntas, apresentamos um problema interessante que surge na descoberta de novas reservas de petróleo, e que pode ser estendido para outras situações. Feito isto, passamos ao modelamento matemático de um caso simples. Com base apenas em ferramentas que alunos de ensino médio dispõem, utilizamos o modelo criado para interpretar dados e extrair informação sobre a subsuperfície. Ao final da atividade, os alunos são capazes de construir uma imagem da subsuperfície.

  • 03/12/2019. Oficinas do Encontro Hotel de Hilbert – SP, São Pedro, 76 alunos de Ensino Fundamental II e Médio .
  • 13/11/2019. EMEF Prof. Júlio Ridolfo, Araras, 53 alunos de Ensino Fundamental II (OBMEP na Unicamp / ).
  • 18/09/2019. Colégio Oficina do Estudante, Campinas, 22 alunos de Ensino Fundamental II e Médio (OBMEP na Unicamp / ).
  • 01/08/2019. XIX Semana da Física. IFGW/Unicamp.
  • 07/06/2019. E.E. Maria Bernadete Angartem Peres, Indaiatuba, 48 alunos de Ensino Fundamental II e Médio (OBMEP na Unicamp / ).
  • 18/04/2018. ETEC Euro Albino de Souza, Mogi Guaçu, 48 alunos de Ensino Médio (OBMEP na Unicamp / )
  • 18/10/2017. E.E. Silvino José de Oliveira, Americana, 40 alunos de Ensino Médio (OBMEP na Unicamp).

Ciência nas Ruas

Dia 30/05/2019, no Largo do Rosário em Campinas, participei das atividades do Ciência nas Ruas. Outra participação está marcada para o dia 13/08/2019, no mesmo local, mostrando qual é minha pesquisa e como isso impacta a sociedade.

SIG LOGO


Semana de Inverno de Geofísica

Um evento do INTC-GP/CNPq

Desde 2011, juntamente com a professora Maria Amélia Novais Schleicher, coordeno e organizo a Semana de Inverno de Geofísica (SIG), um evento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geofísica do Petróleo (INCT-GP/CNPq). A SIG ocorre sempre no mês de julho no IMECC/Unicamp, e traz palestras e minicursos com pesquisadores e profissionais de renome ligados à área de Geofísica. Este evento é voltado para alunos avançados de graduação, alunos de pós-graduação e profissionais, interessados em Geofísica de exploração e computação de alto desempenho.

Minha Campinas LOGO


Voluntariado no Minha Campinas

Colaboração em projetos com responsabilidade social

A ONG Minha Campinas é uma organização sem fins lucrativos, que atua com o escopo da democracia participativa em Campinas (SP) desde 2015, para alcançar uma cidade sustentável, compartilhada, participativa e onde seus cidadãos e cidadãs tenham garantia de direitos. Sua atuação visa incentivar a participação popular nas tomadas de decisão na cidade, com tecnologias sociais e digitais, através de mobilizações sociais e incentivo a comunidades de ação.

Na tarefa de levar adiante seus vários projetos surgem oportunidades de inserção para alunos de graduação, que contribuem com seus conhecimentos, nos mais diversos aspectos.

Iniciando em 2022, oriento alunos e alunas que queiram se engajar em projetos relevantes para a cidade de Campinas.

Unicamp Esclarece LOGO


Unicamp Esclarece COVID-19

Informação de qualidade à população

Em 2020, junto com chegada da pandemia COVID-19 ao Brasil, também chegou uma onda de desinformação. Mensagens com informação de baixa qualidade, fontes duvidosas e até mesmo falsas foram (e ainda são) amplamente divulgadas e replicadas nas rede sociais.

Foi neste contexto que criei o projeto Unicamp Esclarece COVID-19. A Unicamp dispõe de docentes e pesquisadores altamente qualificados em praticamente todas as áreas do conhecimento. Neste projeto, temas relevantes ou polêmicos são levados a pesquisadores da Unicamp, reconhecidos pela sua atuação na área, para que esclareçam dúvidas sobre o assunto. Cada contribuição da origem a uma pequena matéria, em linguagem acessível, divulgada no blog do projeto e replicada em redes sociais.