Introdução
Estes encontros têm como objetivo fazer algumas reflexões sobre a postura docente no ensino superior, além de discutir questões específicas sobre o ensino de matemática.
Considerando que parte dos estudantes de doutorado seguirá carreira acadêmica e que, apesar da formação técnica de excelência, questões relacionadas ao ensino não fazem parte do currículo de bacharelados, mestrados e doutorados, faremos reflexões sobre boas práticas no ensino de nível superior, tomando por base a análise e discussões de livros e artigos que foram publicados sobre este assunto.
Programação dos encontros
As seções indicadas abaixo são de [3]. Outras referências são indicadas entre [ ]’s. Por favor, leiam os textos antes dos encontros.
Primeiro encontro 15/04 16h
- O cientista e o professor na mesma pessoa. Ler [6], páginas 22-24.
- Por que estamos aqui? Ler [3], “Prefácio da 2a edição”, páginas xi-xvi.
- Coisas básicas mas que às vezes precisam ser reforçadas, Ler [9], seções “Lecturing” e “Blackboard Technique”.
- Nossa lista de coisas básicas
Segundo encontro 29/04 16h
- Preparação de aula (1.2) e planejamento do curso (2.6, 2.11, 2.12 e 2.13)
- A importância da primeira aula. [4]
Terceiro encontro 13/05 16h
- O papel da matemática para os não-matemáticos. Ler [7], capítulo 2.
- Nosso papel nas disciplinas de serviço. Para quê serve isto? Vai cair na prova? (1.7 e cap. 2 de [7])
- “Universidades precisam se reformular para atrair nova geração”
- Modelos de Syllabus: um, dois, três, quatro.
- How to create a Syllabus
Quarto encontro 03/06 16h
- Postura em sala de aula. (2.1, 2.2, 2.3)
- Lidando com atrasos e colas (5.2, 5.3, 5.4, 5.9) e a disciplina em sala de aula (5.5).
Quinto encontro 17/06 16h
- Mais do que só um professor de cálculo? (5.7) e [10].
- Scope of Practice, [10, partes destacadas].
Bibliografia principal
- Richard Feynman, Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman!, Editora Intrínseca, 2019.
- Rob Jenkins, What Makes a Good Teacher?, The Chronicle of Higher Education.
- Steven G. Krantz, How to Teach Mathematics, AMS.
- James M. Lang, How to Teach a Good First Day of Class, The Chronicle of Higher Education.
- I. de C. Moreira, Feynman e suas conferências sobre o ensino de física no Brasil. Revista Brasileira De Ensino De Física, 40(4), e4203. 2018 (principalmente o anexo)
- Max Weber, Ciência e Política: Duas Vocações, Editora Cultrix, 2003.
- Edward O. Wilson, Cartas a um jovem cientista, Companhia das Letras, 2015.
- Steven G. Krantz, How to teach mathematics: a personal perspective, AMS, 1994.
- Gian-Carlo Rota, Ten Lessons I Wish I Had Been Taught, Notices of the AMS, 44, 1997.
- Karen Costa, An Educator’s Scope of Practice: How Do I Know What’s Mine?, Trauma-Informed Pedagogies, A Guide for Responding to Crisis and Inequality in Higher Education, 2022
- Suzanne Kelton, An Introduction to Teaching Mathematics at the College Level, Assumption College
Bibliografia complementar
- Malba Tahan, A arte de ser um perfeito mau professor, 1967.
- Antônio C. Gil, Didática do Ensino Superior, Editora Atlas, 2018.
- Antônio C. Gil, Metodologia do Ensino Superior, Editora Atlas, 2023.
- Elon L. Lima, Meu professor de matemática e outras histórias, SBM.
- Elon L. Lima, Matemática e ensino, SBM.
- Umberto Eco, Diário mínimo, Editora Record, 2012
- Steven G. Krantz, A Mathematician’s Survival Guide: Graduate School and Early Career Development, AMS, 2003.
- Umberto Eco, Como se faz uma tese, Editora Perspectiva, 2020.
- M. Martinez, Como desestimular os bons alunos.
- V. I. Arnold, On teaching mathematics.
- Darcy Ribeiro, A Universidade Necessária, Editora Paz & Terra, 1969.
- Eustáquio Gomes, O Mandarim: História da Infância da Unicamp, 2006.
- Ivan Chambouleyron, Fórum de Reflexão Universitária – Unicamp: mais vagas com qualidade – O desafio do ensino superior no Brasil, Editora da Unicamp, 2001.
- Curtis McKnight, Andy Magid, Teri J. Murphy, Michelynn McKnight, Mathematics Education Research: a suide for the research mathematician, AMS, 2000.