MMxyz – Ensino universitário (de Matemática)

Introdução

Estes encontros têm como objetivo fazer algumas reflexões sobre a postura docente no ensino superior, além de discutir questões específicas sobre o ensino de matemática.

Considerando que parte dos estudantes de doutorado seguirá carreira acadêmica e que, apesar da formação técnica de excelência, questões relacionadas ao ensino não fazem parte do currículo de bacharelados, mestrados e doutorados, faremos reflexões sobre boas práticas no ensino de nível superior, tomando por base a análise e discussões de livros e artigos que foram publicados sobre este assunto.

Programação dos encontros

As seções indicadas abaixo são de [3]. Outras referências são indicadas entre [ ]’s. Por favor, leiam os textos antes dos encontros.

Primeiro encontro 15/04 16h

  • O cientista e o professor na mesma pessoa. Ler [6], páginas 22-24.
  • Por que estamos aqui? Ler [3], “Prefácio da 2a edição”, páginas xi-xvi.
  • Coisas básicas mas que às vezes precisam ser reforçadas, Ler [9], seções “Lecturing” e “Blackboard Technique”.
  • Nossa lista de coisas básicas

Segundo encontro 29/04 16h

  • Preparação de aula (1.2) e planejamento do curso (2.6, 2.11, 2.12 e 2.13)
  • A importância da primeira aula. [4]

Terceiro encontro 13/05 16h

Quarto encontro 03/06 16h

  • Postura em sala de aula. (2.1, 2.2, 2.3)
  • Lidando com atrasos e colas (5.2, 5.3, 5.4, 5.9) e a disciplina em sala de aula (5.5).

Quinto encontro 17/06 16h

  • Mais do que só um professor de cálculo? (5.7) e [10].
  • Scope of Practice, [10, partes destacadas].

Bibliografia principal

  1. Richard Feynman, Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman!, Editora Intrínseca, 2019.
  2. Rob Jenkins, What Makes a Good Teacher?, The Chronicle of Higher Education.
  3. Steven G. Krantz, How to Teach Mathematics, AMS.
  4. James M. Lang, How to Teach a Good First Day of Class, The Chronicle of Higher Education.
  5. I. de C. Moreira, Feynman e suas conferências sobre o ensino de física no Brasil. Revista Brasileira De Ensino De Física, 40(4), e4203. 2018 (principalmente o anexo)
  6. Max Weber, Ciência e Política: Duas Vocações, Editora Cultrix, 2003.
  7. Edward O. Wilson, Cartas a um jovem cientista, Companhia das Letras, 2015.
  8. Steven G. Krantz, How to teach mathematics: a personal perspective, AMS, 1994.
  9. Gian-Carlo Rota, Ten Lessons I Wish I Had Been Taught, Notices of the AMS, 44, 1997.
  10. Karen Costa, An Educator’s Scope of Practice: How Do I Know What’s Mine?, Trauma-Informed Pedagogies, A Guide for Responding to Crisis and Inequality in Higher Education, 2022
  11. Suzanne Kelton, An Introduction to Teaching Mathematics at the College Level, Assumption College

Bibliografia complementar

  1. Malba Tahan, A arte de ser um perfeito mau professor, 1967.
  2. Antônio C. Gil, Didática do Ensino Superior, Editora Atlas, 2018.
  3. Antônio C. Gil, Metodologia do Ensino Superior, Editora Atlas, 2023.
  4. Elon L. Lima, Meu professor de matemática e outras histórias, SBM.
  5. Elon L. Lima, Matemática e ensino, SBM.
  6. Umberto Eco, Diário mínimo, Editora Record, 2012
  7. Steven G. Krantz, A Mathematician’s Survival Guide: Graduate School and Early Career Development, AMS, 2003.
  8. Umberto Eco, Como se faz uma tese, Editora Perspectiva, 2020.
  9. M. Martinez, Como desestimular os bons alunos.
  10. V. I. Arnold, On teaching mathematics.
  11. Darcy Ribeiro, A Universidade Necessária, Editora Paz & Terra, 1969.
  12. Eustáquio Gomes, O Mandarim: História da Infância da Unicamp, 2006.
  13. Ivan Chambouleyron, Fórum de Reflexão Universitária – Unicamp: mais vagas com qualidade – O desafio do ensino superior no Brasil, Editora da Unicamp, 2001.
  14. Curtis McKnight, Andy Magid, Teri J. Murphy, Michelynn McKnight, Mathematics Education Research: a suide for the research mathematician, AMS, 2000.

Alguns materiais