MM – 720 Análise no R^n

Avisos

Prezados, Como sabem teremos que andar com as atividades online. Estarei enviando para vocês via Moodle videoaulas, exercícios e notas de aula. Caso alguém não esteja acessando o Moodle por algum motivo, peço encarecidamente que entre em contato comigo para que possamos tentar resolver o problema. Abaixo encontrarão o programa e o cronograma para o período que ficaremos distantes. Infelizmente aulas presenciais no momento são impraticáveis, e portanto estou fazendo o possível para que nós não fiquemos "parados" durante este período.

Programa e Cronograma

Listas de exercícios

Aparentemente nem todos estão com a mesma versão do Elon "fino". Por causa disto, estou anexando fotos dos exercícios sugeridos do livro.

Listas

Programa do Curso

Cálculo de várias variáveis. Aplicações diferenciáveis. Diferencial e matriz Jacobiana. Desigualdade do valor médio. Regra da cadeia. Derivadas de ordem superior. Fórmula de Taylor. Teorema da função inversa e implícita. Forma local de imersões e submersões e o teorema do posto. Subvariedades do Rn. Valores e pontos regulares. Espaço tangente e parametrizações locais. Integração, integrais de linha e integrais de superfícies. Formas diferenciais e integração sobre variedades. Teorema de Stokes (Green e Gauss).

Referências Bibliográficas

1. J.R. Munkres, Analysis on Manifolds, Addison-Wesley Publishing Company (1991).

2. E. L. Lima, Curso de Análise, volume II, 11ª Edição. Projeto Euclides, IMPA, 2012.

3. L. Lima, Análise no espaço Rn, Coleção Matemática Universitária, IMPA, Rio de Janeiro, 2004.

Critérios de Avaliação

A avaliação do curso será baseada em três provas (P1, P2, e P3). A média final (MF) será obtida pela média de P1, P2 e P3. O aluno que obtiver MF ≥ 5,0 será considerado aprovado e sua nota final será NF=MF. Caso MF < 2,5 o aluno será considerado reprovado. Já se 5 > MF ≥ 2,5 o aluno poderá optar por fazer um Exame e, nesse caso, sua nota final será: NF = (MF + E)/2, onde E é a nota do exame. O aluno será considerado aprovado se NF ≥ 5,0 e reprovado caso contrário.

Não haverá reposição de prova em caso de falta. O não comparecimento a uma prova significa nota zero nessa prova. Haverá uma prova de "segunda chamada" para os alunos que tenham perdido, por motivo justificado, uma das três provas. O aluno em questão deve procurar imediatamente o professor e apresentar a justificativa por escrito em até 5 dias úteis após a data da avaliação a qual esteve ausente. O aluno deverá preencher requerimento obtido na Secretaria de Graduação do IMECC, anexar documentos comprobatórios e entregar ao Professor. A prova segunda chamada versará sobre toda a matéria assim como o Exame Final.

Provas

P1: 07 de Abril

P2: 12 de Maio

P3: 25 de Junho

Segunda Chamada: (conteúdo completo) 30/06

Exame: (conteúdo completo) 13/07

O conceito para alunos de pós-graduação será dado da seguinte maneira:

A para notas no intervalo [8,5, 10];

B para notas no intervalo [6,5, 8,5);

C para notas no intervalo [5, 6,5);

D para notas no intervalo [2, 5) e;

E para notas no intervalo [0, 2).