Pomodoro

Olá pessoal!

Como está a capacidade de concentração para estudar? Ontem (dia 04/10/2021), algumas redes sociais ficaram fora do ar e muitos memes surgiram de pessoas comentando como o dia foi produtivo… que coisa, não?!
Acabei lembrando de como, algumas vezes, tenho dificuldade de me concentrar, de deixar as distrações de lado e focar no trabalho (que, no meu caso de pós-doutoranda, é estudar!).
Resolvi escrever este post para compartilhar minha técnica favorita. O nome dela é POMODORO. Parece que o nome vem do formato bem comum de timer de cozinha, sabe? Aqueles que se usa pra lembrar de alguma coisa que está no forno.
pomo.jpeg

Meu primeiro contato com a “técnica do pomodoro” foi durante o doutorado. A universidade tinha sessões de “Shut up and write” – sim, você leu e traduziu corretamente – “Cale a boca e escreva”. Esse era o nome oficial da sessão oferecida pelo pessoal de treinamento da pós-graduação, sério mesmo, veja a seguir o um print do meu relatório, onde eu colocava todas as atividades do ano!

shutup.png

Enfim, vamos à técnica… O pomodoro é uma sessão de estudos/trabalho onde, durante cerca de duas horas (ou pelo tempo que você quiser), você irá focar em uma tarefa.

Primeiro:

Determine uma tarefa que você precisa fazer – ler um artigo, resolver uma lista, preparar uma aula, etc. Pode ser qualquer tarefa, você só precisa estimar o tempo para concluí-la ou para avançar um tanto que considerar razoável.

Segundo:

Programe um despertador (celular, timer de cozinha, etc) para tocar nos seguintes intervalos: 25 min + 5 min + 25 min + 5 min + 25 min + 5 min + 25 min.

Terceiro:

Nos intervalos de 25 min você SÓ pode focar na tarefa e em mais nada. Não pode celular, não pode conversar, não pode olhar rede social e nem e-mail, não pode parar para comer e nem para usar o banheiro.

Quarto:

Nos intervalos de 5 min faça tudo que não podia fazer no item anterior, só NÃO pode trabalhar na tarefa.
Pronto, é só isso! Tente fazer uma sessão, o trabalho rende mesmo?!

Algumas ideias, vindas de experiências que já vivi, e que eu recomendo.
Junte os amigos e façam sessões de pomodoro juntos (ao mesmo tempo e no mesmo lugar)! Já fiz isso com o pessoal da universidade, e fazíamos uma pausa maior para o almoço. Eram dias muito produtivos! Apenas precisávamos de uma sala com muitas tomadas, fora isso, bastava alguém para controlar o tempo. Chegamos ao ponto de conseguir verba institucional para comprar o almoço e bolo para os lanches desses dias de pomodoro! Chegamos a ter 15 pessoas na mesma sala, cria-se um clima muito legal de motivação.
Já fiz na casa de amigos, cada um de uma área fazendo suas coisas, e depois de fazer pomodoros a tarde toda, cozinhávamos juntos!

Por fim, ajuste os intervalos para a sua necessidade do dia. Nos dias produtivos, os 25 minutos podem ficar curtos e você se pega trabalhando nos 5 minutos de intervalo… isso não pode acontecer e vai atrapalhar o esquema de recompensa e descanso do processo (parece que nosso cérebro é sistemático assim mesmo). Ajuste seu despertador para 50+10 ou para qualquer divisão que lhe pareça mais adequada.

Existem sites que marcam o tempo, como este aqui que permite ajustar os intervalos com toda flexibilidade. Existem vários apps que fazem esse trabalho no celular, procure “pomodor timer” na sua loja de aplicativos. E existem vídeos do YouTube, ao vivo ou não, que colocam música de fundo, filmam uma pessoa estudando e, nos intervalos, rola conversar pelo chat – o BlaBlaLogia já fez algumas sessões.

Lembrando que a maior parte do tempo, faço sozinha mesmo. Você já conhecia esta técnica? Gosta? Pretende tentar? Conta pra mim! Ou qualquer dúvida, comentários pode escrever … aqui é “dá licença” fique à vontade!