Licença

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Descrição

Aqui você poderá pegar as minhas notas de aula para a disciplina de cálculo numérico (MS211). Essas notas são usadas por mim na preparação das aulas e em sala e são disponibilizadas para estudo dos alunos.

Elas são escritas usando cadernos de Julia. Para executar os cadernos, e utilizar iteratividade, você pode instalar o Jupyter e e o Julia na sua máquina e depois o pacote IJulia. Isso pode parecer um pouco complicado para a maioria. Uma outra opção, bem mais simples porque não envolve nenhuma nenhuma instalação, é usar o JuliaBox. Esse é um sítio na Internet que permite que você execute cadernos em Julia. Isso é feito simplesmente criando uma área para você, o que pode ser feito por qualquer um que tem uma conta Google. Depois carregue o caderno na sua área e o selecione. O sítio irá abrir então uma aba com o caderno pronto para ser usado.

As versões mais atuais das notas podem sermpre ser encontradas no repositório do Github que criei para elas. Os arquivos que interessam são principalmente os com extensão .ipynb que tem os cadernos com minhas explicações da matéria e vários experimentos computacionais. Coloco abaixo, também, para conveniência de vocês, ligações para os arquivos individuais e uma verão em PDF do mesmo arquivo que é mais fácil para quem quer simplesmente ler e não interagir com o código. Mas tenho que destacar que considero muito, mas muito importante, usar a versão no browser que permite realizar e modificar os experimentos computacionais.

Obs: É ncessário instalar alguns pacotes no JuliaBox para usar a versão atual das notas que estão basedas na versão 0.4 da linguagem. Para isso, antes de usar qualquer outro caderno, pegue o arquivo configuracao_juliabox.ipynb e execute a sua célula de código. Se isso não for feito você terá problemas ao tentar executar código que gera gráficos.

Por fim, esse texto foi baseado inicialmente nas notas de aula do Prof. Ricardo Biloti, colega de Unicamp. Porém foram feitas tantas alterações que não me sinto à vontade de colocar o Ricardo como co-autor, assim ele não tem que pagar por meus equívocos e erros. As notas de aula do Ricardo também são licenciadas sob os mesmos termos.

Parte 1

  • [Configuração do JuliBox] (https://github.com/pjssilva/ms211/raw/master/Configuracao_JuliaBox.ipynb) [[pdf]] (/~pjssilva/pdfs/notas_de_aula/ms211/Configuração_JuliaBox.pdf)
  • [Computação com precisão finita] (https://raw.githubusercontent.com/pjssilva/ms211/master/Computacao_com_Precisao_Finita.ipynb) [[pdf]] (/~pjssilva/pdfs/notas_de_aula/ms211/Computação_com_Precisão_Finita.pdf)
  • [Sistemas lineares] (https://github.com/pjssilva/ms211/raw/master/Sistemas_Lineares.ipynb) [[pdf]] (/~pjssilva/pdfs/notas_de_aula/ms211/Sistemas_Lineares.pdf)
  • [Fórmula de Taylor e Aproximação de Derivadas] (https://github.com/pjssilva/ms211/raw/master/Formula_de_Taylor_e_Aproximacao_de_Derivadas.ipynb) [[pdf]] (/~pjssilva/pdfs/notas_de_aula/ms211/Fórmula_de_Taylor_e_Aproximação_de_Derivadas.pdf)
  • [Equações e sistemas não-lineares] (https://github.com/pjssilva/ms211/raw/master/Equacoes_Nao-Lineares.ipynb) [[pdf]] (/~pjssilva/pdfs/notas_de_aula/ms211/Equações_Não-Lineares.pdf)

Parte 2

  • [Ajustes de curvas por quadrados mínimos] (https://github.com/pjssilva/ms211/raw/master/Quadrados_Minimos.ipynb) [[pdf]] (/~pjssilva/pdfs/notas_de_aula/ms211/Quadrados_Mínimos.pdf)
  • [Interpolação Polinomial] (https://github.com/pjssilva/ms211/raw/master/Interpolacao_Polinomial.ipynb). Estas notas ainda estão totalmente incompletas: [olhem as notas do Biloti] (http://goo.gl/BWyAn).
  • [Intergração Numérica] (https://github.com/pjssilva/ms211/raw/master/Integracao_Numerica.ipynb) [[pdf]] (/~pjssilva/pdfs/notas_de_aula/ms211/Integração_Numérica.pdf)
  • [Problemas de valor inicial] (https://github.com/pjssilva/ms211/raw/master/Problemas_de_Valor_Inicial.ipynb) [[pdf]] (/~pjssilva/pdfs/notas_de_aula/ms211/Problemas_de_Valor_Inicial.pdf)
  • [Problemas de valor de contorno] (https://github.com/pjssilva/ms211/raw/master/Problemas_de_Valor_de_Contorno.ipynb) [[pdf]] (/~pjssilva/pdfs/notas_de_aula/ms211/Problemas_de_Valor_de_Contorno.pdf)