NEMO

O Programa de Melhoria de Processos da UNICAMP foi criado em 2000 tendo como base o primeiro Mestrado Profissional em Qualidade do Brasil.

O Professor Dr. Ademir José Petenate do Departamento de Estatística do IMECC/UNICAMP, foi convidado pela COMPAQ/HP para formar uma parceria e criar o programa de 6 Sigma na UNICAMP no formato do programa de sua unidade nos EUA.

Os cursos de Melhoria de Processos Green Belt e Black Belt eram ministrados nos Estados Unidos pela API (Associates in Processes Improvement) e o prof. Ademir foi buscar as referências para a criação do programa na UNICAMP o que resultou em um estreito relacionamento entre a UNICAMP e a API formada por um grupo de consultores e pesquisadores com vasta experiência profissional. Seus membros são autores dos livros e artigos fundamentados no trabalho do Dr. W. Edwards Deming.

A parceria foi estendida com a aquisição pelo professor Ademir dos direitos de tradução e comercialização no Brasil do livro The Improvement Guide cujo título em português é Modelo de Melhoria.

Com o intuito de atender a crescente demanda por qualificação o professor Ademir criou em 2007 o Núcleo de Estudos em Melhoria Organizacional (NEMO)

O NEMO atua em parceria com diversas empresas públicas e privadas e tem por finalidade:

  • criar um ambiente favorável para que pessoas e Instituições interessadas desenvolvam aptidões de aprendizagem, ensino e pesquisa em temas relacionados à Melhoria de Processos Organizacionais.
  • prover o IMECC com um espaço acadêmico para realização das atividades ligadas a Ensino, Extensão e Pesquisa
  • contribuir para a atualização de profissionais de Instituições públicas e privadas
  • contribuir para formação de alunos de graduação e pós-graduação
  • promover cursos, eventos, palestras, seminários, workshops e consultorias relacionadas à Melhoria de Processos e Pessoas.

Número aproximado de alunos formados pelo NEMO:

  • 4.000 alunos formados em Green Belt
  • 420 alunos formados em Black Belt
  • 1.000 alunos formados em Gestão, Liderança e Desempenho de Equipes
  • 600 alunos formados em outros cursos oferecidos
  • 6.020 certificados emitidos

Equipe

A equipe é composta por docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, por professores colaboradores da Unicamp e professores convidados de outras Instituições de Ensino que possuem experiência nas atividades relacionadas à Melhoria de Processos, Métodos Estatísticos, Planejamento e Gestão de Pessoas.

Professor Dr Ademir José Petenate

Possui graduação em Ciência da Computação e Mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Estatística pela Iowa State University of Science and Technology. Atualmente é Professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Membro Fundador e Coordenador do Núcleo de Estudos em Melhoria Organizacional do Instituto de Matemática/ UNICAMP e responsável pelos cursos de Extensão Universitária na área de qualidade denominados Yellow Belt, Green Belt e Black Belt e Gestão de Pessoas, entre outros, voltados a formar profissionais para atuarem em Melhoria de Processos, Produtos e Pessoas.

Professor Me. José Wilson Moretti

Possui graduação em Estatística, Mestre e Doutorando em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Análise e Gestão Estatística da Qualidade, Controle Estatístico de Processo (CEP), Total Quality Systems (TQS), Process Capability e Six Sigma. Atualmente é professor de graduação, pós-graduação e MBA dos cursos de Engenharia e Administração de Empresas da PUC Campinas e professor convidado do NEMO/IMECC/UNICAMP e ministra aulas nos cursos na área de qualidade denominados , Yellow Belt, Green Belt e Black Belt, entre outros, voltados a formar profissionais para atuarem em Melhoria de Processos e Produtos.

Me. Mauricio Calixto de Andrade

Possui graduação em Analise de Sistemas pela PUC , Mestre e Doutorando em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Capacitação Gerencial e Black Belt pela Unicamp, Professor dos cursos de Extensão da Unicamp no NEMO/IMECC (Seis Sigma e Gestão e Liderança de Pessoas), Economia (Gestão Estratégica) e no curso de Engenharia de Produção. Diretor Executivo da Agência de Formação Profissional da Unicamp no biênio de 2005/2006 e no quatriênio 2013/2017, Gerente de informática 1990/2004 na Unicamp, colaborador da revista CATHO e da revista Developers Magazine, membro do Planejamento Estratégico e do CTC de informática da Unicamp, Bolsista do Programa Gestão Estratégica de Núcleos de Inovação Tecnológica e Membro Fundador do Núcleo de Estudos em Melhoria Organizacional - NEMO/IMECC/UNICAMP.

Flávia Lidiane Freitas de Oliveira

Possui graduação em psicologia pela Universidade Paulista, MBA Executivo em Gestão Estratégica de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas pelo INPG, Pós Graduação em Gestão de Pessoas pelo INPG, Coaching Humanista pela Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e Counselling. (Executive Coaching, Team Coaching e Life Coaching), é professora convidada do NEMO/IMECC/UNICAMP e ministra aulas no curso de Gestão, Liderança e Desempenho de Equipes.

Secretária do NEMO e responsável pela página

Renata A. Bristotti

 

Para mais informações sobre nossas atividades entre em contato conosco.

 

 

NEMO – Núcleo de Estudos em Melhoria Organizacional

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica.

Universidade Estadual de Campinas

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 651 Térreo sala 12

E-mail: nemo@ime.unicamp.br

Telefone: (19) 3521-5971

 

 

Responsible for the information on this page: