nossa história

      A 1ª SeProMat surgiu como uma resposta dos alunos da licenciatura em Matemática à falta de eventos que contemplassem o interesse dos graduandos nesse curso. Após a ampla participação de alunos do Curso 29 na Bienal da Matemática do Rio de Janeiro em 2017, se formou um grupo de estudantes interessados em trazer atividades acadêmicas que colocassem a Licenciatura em foco no IMECC.

         A trajetória para a criação da Semana começou em uma reunião de avaliação de curso, em que praticamente apenas os idealizadores do evento e os professores responsáveis estavam presentes. O próprio esvaziamento da reunião justificava a necessidade que os alunos da Licenciatura em Matemática tinham de motivação e de engajamento no curso. Como proposta, surgiu a ideia de criar uma semana acadêmica da Licenciatura, uma vez que os outros cursos do Instituto já possuíam eventos desse tipo e palestras voltadas para os próprios interesses, enquanto a Licenciatura estava à margem.

       

     O projeto foi desde o início bem aceito por todos e protagonizada pelo grupo de estudantes que, com a ajuda do professor coordenador Ricardo Miranda e do IMECC, idealizou, programou, divulgou e executou o evento.

   Na intenção de criar um evento variado, foram convidados palestrantes de diferentes institutos da Unicamp,  de diversas universidades e também ex-alunos. O formato também foi versátil: palestras, mesas redondas, exposições, oficinas e relatos de experiências marcaram as atividades da programação da 1ª SeProMat. Foram 4 dias de evento, com auditório praticamente lotado e público participativo. Os participantes foram, em sua grande maioria, alunos da Licenciatura. 

Durante a preparação do evento nos deparamos com diversos obstáculos como a necessidade de apoio financeiro, de ampla divulgação para os alunos, de disponibilidade de reserva do auditório e da liberação das aulas dos participantes da Semana. No enfrentamento de cada questão citada exercitamos nossa capacidade de nos comunicar, negociar, ceder, e, enfim, resolver problemas. O processo foi de rico aprendizado e de muito engajamento para nós, da comissão organizadora. Talvez por isso e por sua trajetória de origem, a SeProMat se tornou um evento de forte afirmação do amor à profissão professor, de conscientização do valor da Educação para a sociedade, de resgate da motivação para cursar uma Licenciatura e de formação do senso crítico dos alunos do Curso 29 do IMECC.