Cronograma 2018

Para abrir a programação em PDF, clique AQUI.

Cronograma da 2ª SEMAP

Dias /
Horários
SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
27/08 28/08 29/08 30/08 31/08
08:00 – 10:00 Mostra da Pós
10:00 – 12:00 Encerramento
12:00 – 14:00
14:00 – 16:00 Minicurso: Introdução ao R O curso de introdução a R é voltado para pessoas que nunca tiveram contato com o R ou que tenham dificuldades com a linguagem.
Começaremos com uma breve explicação sobre o uso da Linguagem R (Uso do RStudio) com alguns exemplos (plot’s, operações…), abordando os seguintes tópicos:
– Vetores
– Matrizes
– Fatores
– DataFrames
– Lista

Manipulação de dados:
– Técnicas de Importação de dados.
– Pacote dplyr
– Pacote ggplot

Palestrante: Murilo Razoli

Minicurso: Phyton

Uma introdução a Pyhton com um desafio de machine learning

Nesse minicurso vamos mostrar a instalação do python e alguns de seus complementos muito utilizados por quem programa na linguagem. Em seguida abordaremos alguns conceitos básicos da linguagem e alguns conceitos básicos de machine learning, usando dados reais para exemplificar.
Por fim, vamos resolver juntos um desafio de machine learning do site Kaggle: o desafio do Titanic.
Esperamos que ao final desse minicurso vocês saibam como instalar o python no seu computador, algumas ferramentas úteis para o uso da linguagem e alguns conceitos básicos. Esperamos também que consigamos motivar vocês a estudar mais sobre Python e sobre machine learning.
Palestrante: Gustavao Machado

Minicurso: Macroeconomia Todo investidor deveria se importar com a macroeconomia devido à sua grande influência no desenvolvimento dos mais diversos segmentos de ativos negociados no mercado de capitais.
A macroeconomia pode ser definida como o ramo da economia que estuda a estrutura, o desempenho, o comportamento e a tomada de decisão do conjunto, ou seja, analisa o funcionamento da economia em geral tanto na esfera nacional como internacional.
O objetivo do evento é expor as principais variáveis macroeconômicas e explicar como elas funcionam de maneira interdependente.Monitores: Renan Lourenço Magri e Nicholas Salgado Soria
Grupo de Mercado Financeiro – GMF/UNICAMP
Confraternização
16:00 – 17:00 Credenciamento e Abertura WOLFRAM

Inteligência Artificial com Wolfram Language

Palestrantes: Adriano Tegani e Antonio Brito

CPFLNesta palestra saberemos um pouco mais sobre a CPFL e a sua área de Inovação, além do projeto Centro Analítico, o qual faz bastante uso de análise de Big Data, e algum dos seus cases analisados. GOLDMAN SACHS

Introdução a Derivativos

O Goldman Sachs é um banco de investimentos líder global em mercado de capitais e gestão de investimentos. Fornecemos uma ampla gama de serviços em todo o mundo para uma base de clientes substancial e diversificada que inclui corporações, instituições financeiras, governos e indivíduos de alta renda. Fundada em 1869, a empresa está sediada em Nova York e mantém escritórios em Londres, Frankfurt, Tóquio, Hong Kong, São Paulo e outros grandes centros financeiros ao redor do mundo.

Palestrante: Alexandre Nunes, Vice Presidente da área de Strategists, formado em Ciência da Computação pela Unicamp, com MBA em Finanças pelo Insper, vai falar sobre o banco, sua área, dia-a-dia, dar uma breve introdução sobre derivativos. Esperamos vocês!

17:00 – 17:30 Coffee
17:30 – 18:00 Coffee Coffee Coffee Profa. Rosangela Ballini

Modelos de Inteligência Computacional para Tomada de Decisão

Resumo: A previsão do movimento futuro de variáveis econômicas e financeiras assume papel central para composição de carteiras, gestão de riscos, precificação de ativos e análise de investimentos, sendo, portanto, o desenvolvimento de metodologias de predição de fundamental importância. Modelos na área de computação inteligente, especificamente modelos de redes neurais artificiais, sistemas fuzzy e computação evolucionária surgem como alternativas para estimação e previsão de séries temporais. Ademais, desenvolver modelos, com base na perspectiva de fluxo contínuo de dados não é trivial e requer equipes de pesquisa interdisciplinar. Esses desafios exigem o desenvolvimento de novos métodos e abordagens que podem evoluir no domínio de finanças computacionais para tratamento dos dados.

18:00 – 19:00 EMBRAPA IBM

Aplicação de Analytics no Mercado de Trabalho

Palestrante: Leonardo Castralli
Resumo: O Leonardo atualmente é Consultor Sênior, integrou a equipe de Advanced Analytics na IBM em 2018.
Possui experiência como Coordenador de Analytics & DBM na Alelo, trabalhando com projetos relacionados a comportamento do consumidor, analises de propensão, previsão de demanda e financeiras, churn, segmentação de clientes, CRM analítico e prevenção a fraude. Anteriormente, atuou como consultor de pré-vendas no SAS com foco em soluções analiticas.
É graduado em Estatística pela USP e possui mestrado profissional em Economia pelo INSPER.

Prof. Everton Gago
Palestrante: Prof. Everton Gago
“Bacharel em ciência da computação, com mestrado e doutorado em engenharia elétrica, pela Unicamp. Possui ampla experiência no desenvolvimento de sistemas baseados em inteligência artificial. Atualmente pesquisa modelos matemáticos e físicos capazes de reproduzir artificialmente aspectos biológicos para aprendizado de máquina. Em seu último estudo, desenvolveu um modelo de Rede Neural Artificial capaz de analisar grandes volumes de dados de forma autônoma e evolutiva. Seus principais interesses são: Inteligência Artificial, Processamento Digital de Sinais e Computação Evolutiva.”
19:00 – 20:00 FALCONIA FALCONI falará sobre a FALCONI Digital e sobre a FALCONI Brain. Em geral, os assuntos abordados serão em como gerir todo o conhecimento na era da tecnologia e a interação com as Startups – nosso ecossistema de tecnologia para a necessidade da FALCONI e de seus clientes. UNISOMA

A Pesquisa Operacional e sua atuação na Indústria

Fundada em 1984 pelo Prof. Dr. Miguel Taube – IMECC/Unicamp, a UniSoma é reconhecida por seus projetos em Advanced Analytics. Entregam soluções sob medida que utilizam dados, processos e algoritmos para realizar previsões, simular e otimizar ambientes de negócios. Seus profissionais já foram desafiados a resolver os mais diversos tipos de problemas em indústrias dos diferentes setores, como produção animal, educacional, ferroviário, dentre outros. O perfil do profissional da UniSoma varia entre matemáticos, engenheiros e profissionais da área de tecnologia de informação (TI).
O objetivo desta apresentação é mostrar como a pesquisa operacional auxilia a tomada de decisões de tais indústrias e como o profissional da UniSoma atua dentro de cada projeto. Ainda, apresentaremos um dos nossos mais recentes cases para exemplificar o processo desde sua concepção, passando pelo desenvolvimento, até sua entrega final.
Palestrantes: Camille Ayume de Melo Kamimura
Maria Gabriela Stevanato Furtado
Michael Domingues

ACCENTURE

Aplicações de Analytics Avançado no mundo Empresarial

Resumo: Nesta palestra, o time da Accenture Applied Intelligence irá compartilhar estórias reais de como a Accenture vem atuando na transformação digital dos negócios, apoiando empresas a tomar decisões de forma mais precisa, analítica, rápida e eficiente. Serão discutidos 4 cases reais de soluções preditivas, de otimização e de machine learning desenvolvidas para atender aos desafios das mais diversas indústrias: Proccess Minning para aumento de eficiência e automação, Otimização de Planejamento de Vendas e Operação, Monitoramento de Performance industrial, e Previsibilidade de internação para melhoria da qualidade assistencial ao paciente.

GMF – Grupo de Mercado Financeiro

Área dos Bancos

Palestrantes: Iago Barreto Borges e Nicholas Salgado Soria
Grupo de Mercado Financeiro – GMF/UNICAMP
Resumo: Mercado financeiro é um ambiente de compra e venda de diversos ativos e nessas negociações estão envolvidas várias instituições e profissionais. O GMF foi fundado visando facilitar o encontro do mercado financeiro com a Unicamp. Está pensando em trabalhar no ramo e em como você poderia dar os primeiros passos para atuar na área? Então essa palestra é para você! Iremos dar uma introdução sobre mercado financeiro e ao mesmo tempo fazer um overview por diversas áreas do setor mostrando onde seu skill set pode se encaixar melhor. Não perca essa oportunidade!

20:00 – 20:30
20:30 – 21:00 Coffee Coffee Coffee Coffee
21:00 – 22:00 Prof. Marcus Aguiar

Simulando a Origem das Espécies e Reconstruindo a História Evolutiva

Palestrantes:Marcus Aloizio Martinez de Aguiar
Departamento de Física da Matéria Condensada – IFGW/UNICAMP
Resumo:Os processos que levam uma população a se dividir em diferentes espécies ainda não são totalmente compreendidos. Isolamento geográfico, incompatibilidades genéticas, seleção sexual e competição por recursos podem todos contribuir para a especiação. Nesse seminário mostrarei que simulações podem ajudar a compreender como novas espécies aparecem e como esses resultados podem ser usados para reconstruir a história evolutiva de espécies vivas.

Prof. Antonio Moretti GCGeofísica Computacional MOVILE

Ciência de dados e Inteligência Artificial na Wavy

Resumo: Nesta palestra iremos apresentar como usamos análise de dados não muito sofisticada para resolver problemas bem cabeludos. Traremos alguns exemplos dos problemas, a abordagem utilizada e os desafios que ainda temos pela frente
Palestrante: Fábio Costa, coordenador de Inteligência Artificial da Wavy (uma das empresas do grupo)

22:00 – 23:00 BMBiomatemática MOCMétodos Computacionais de Otimização Prof. Lúcio

STRANGER MATHS

Palestrantes:Lúcio Tunes dos Santos
Departamento de Matemática Aplicada – IMECC/UNICAMP
Resumo:Alguns teoremas na Matemática apresentam resultados que vão contra com a intuição, causando surpresa ou até mesmo desconfiança sobre a veracidade das afirmações. Há também teoremas que parecem à uma primeira vista evidentes, mas uma análise mais profunda pode causar um certo desconforto. Nesta palestra vamos apresentar exemplos desses resultados “estranhos” de maneira que possam ser apreciados por alunos iniciantes de graduação em Matemática e áreas afins. O título é uma homenagem à série de TV “Stranger Things”, uma ficção cheia de estranhezas.

SEFSéries Temporais, Econometria e Finanças

Cronograma sujeito a alterações.

Legenda

  • Plenárias
  • Minicursos
  • Sessão Corporativa
  • Sessão Acadêmica
  • Palestrantes convidados