Cronograma

DIAS / HORÁRIOS
05/0806/0807/0808/0809/08
SEGUNDATERÇAQUARTAQUINTASEXTA
12h30 – 13h    ENCERRAMENTO
13h – 13h30COFFEE
14h – 15hMINICURSO DE LATEXMINICURSO DO GMFMINICURSO DE MATLAB
CINE-SEMAP
15h – 15h30COFFEECOFFEECOFFEE
15h30 – 16h
PROF. MARTINEZ
RAFAEL SCHOUERY
MESA REDONDA
16h – 16h30
CADASTRAMENTO
16h30 – 17h
GRUPO ASSA
VISAGIO
CI&T
17h – 17h30RECEPÇÃO 
17h30 – 18hCOFFEECOFFEECOFFEECOFFEE
18h – 19hUNISOMAMCKINSEY & COMPANY
GMF
EVERTON GAGO
19h – 19h30
MACHINE LEARNING
ITAÚ
MOSTRA DA PÓS
19h30-20h
PROFA. KELLY
20h – 20h30
JOÃO MEIDANIS
PROF. JONI
PROF. LÚCIO
20h30 – 21h 

Cronograma sujeito a alterações.

PalestraEx- alunos IMECC

Palestra apresentada pelo Vinícius Piloto e pela Julia Tessler, formados pela UNICAMP. Hoje, ambos são cientistas de dados do iFood.

Vão contar um pouco sobre Machine Learning e como ele é aplicado onde trabalham.

 

 

Palestra Professor João Meidanis

Teremos como palestrante o professor João Meidanis, do Instituto de Computação.

A intenção desta palestra é apresentar Deep Learning de uma forma simples e direta.  Destina-se a todas as audiências, mesmo àqueles sem experiência anterior no assunto. Vamos começar falando de alguns resultados notáveis e surpreendentes nos últimos anos, que colocaram Deep Learning em destaque na mídia.  A seguir, vamos rever os avanços cruciais feitos na últimas décadas, falar sobre ferramentas e conjuntos de dados disponíveis gratuitamente para quem quer começar a praticar e finalizar com uma pincelada em técnicas mais avançadas e desenvolvimentos recentes.

 

 

Grupo ASSA

A empresa irá apresentar a plataforma de tomada de decisões Navigate, que é baseada em informações sobre os processos de negócio dos clientes com a convergência de Process Mining e Data Mining. 

Os desafios nas implementações: transferência de modelos matemáticos para R/Python, tempo de processamento, paralelismo, alternativas, entre outros.

Exposição de como é a rotina de trabalho da equipe na construção dos modelos e uso da solução.

 

 

Palestra Professor João Frederico C. A. Meyer – Joni

Título: Os desafios transdisciplinares de trabalhar com Ecologia Matemática

Resumo: De início, uma categorização da área de trabalho, pesquisa e desenvolvimento constituída pela Ecologia Matemática. Cada uma das 4 subdivisões será comentada e problemas em que os grupos no Brasil (e na América Latina!) estão trabalhando e como vem sendo a colaboração entre esses grupos.

Também será apresentados alguns resultados que espero serem motivadores e apresentadas situações em que há necessidade de trabalhos de modelagem, de análise, de aproximação numérica e de desenvolvimento de algoritmos.

 
Palestra Prof. Rafael Schouery

Introdução à Teoria dos Jogos Algorítmica

A Teoria dos Jogos é uma importante área da Matemática Aplicada e Economia que estuda as interações entre agentes e os resultados que podem ocorrer em tais interações. Trata-se de uma área muito bem consolidada e que cresceu muito após a prova de Nash da década de 50 de que jogo finitos sempre admitem uma situação estável (chamada de equilíbrio).

Nesta palestra iremos focar na Teoria dos Jogos Algorítmica, área que une a Teoria dos Jogos com a Teoria da Computação e que hoje uma área bastante ativa e interessante da Computação.

 

 

Palestra VISAGIO

“Matemática aplicada à calendários de futebol: Como métodos de otimização ajudam a aumentar a receita de seus campeonatos?”

Nessa palestra a Visagio irá mostrar como são gerados os calendários de jogos dos campeonatos de futebol mais importantes do mundo, e a importância da matemática para isso.

 

 

Palestra Everton Gago

Classificação com Redes Neurais Artificiais

As Redes Neurais Artificiais têm sido amplamente utilizadas para solucionar diversos problemas complexos, do ponto de vista da computação. Nesta palestra vamos apresentar, através de uma abordagem simples e prática, os conceitos por trás desta tecnologia e como a matemática aplicada têm viabilizado avanços importantes na área de Inteligência Artificial.

 

 

Palestra Professor Lúcio Tunes Santos

“BALBÚRDIAS MATEMÁTICAS”

Alguns fatos na Matemática podem causar uma certa balbúrdia (agitação) 

devido a um certo deslumbramento com a veracidade do resultado. Nesta palestra, 

vamos apresentar alguns exemplos desses fatos, cuja surpresa pode ir de 

“Talvez eu pudesse descobrir isso sozinho!” até “Como é possível que eu não 

sabia isso?”.