As origens do Jiu - Jitsu

O Jiu - Jitsu, uma arte marcial de mais de 2000 anos de idade, que significa "estratégia flexível" ou "arte suave" (suave para quem a pratica e não para o adversário), foi criado por monges indianos (magros e não fortes, devido aos constantes jejuns) para se defenderem de ladrões que frequentemente os atacavam.

O Jiu - Jitsu cresceu e se difundiu: os guerreiros indianos passaram a utilizar essa arte, assim como, com o passar do tempo, os guerreiros chineses e depois os guerreiros japoneses.

Os monges japoneses aperfeiçoaram-na, atribuindo-lhe então o nome pelo qual é conhecido hoje. Eram os guerreiros japoneses quem praticavam o Jiu - Jitsu, também conhecidos por Samurais, sendo que haviam vários estilos desta luta.

Já em 1868, com a Era Meiji, os samurais perderam o direito do uso de armas e de praticarem suas artes de guerra. Um mestre em três estilos diferentes de Jiu - Jitsu, tendo em vista essa proibição na prática artes marciais, cria um esporte, o jud“, que passa a ser bastante procurado. Já outros mestres, inconformados, saem do Japão e passam a ensinar sua arte em outros pa&íacute;ses.

O Jiu - Jitsu chega ao Brasil no inicio deste século, quando os Japoneses se instalam no norte do país, fundando uma colônia. O líder deste grupo japonês é o mestre Matsumaeda, conhecido também por "Homem das mil lutas" (por ter vencido 1000 combates) e por "Conde Coma" (pois era assim que ele deixava seus adversários). Os japoneses recebem ajuda de um banqueiro e o Conde Coma, como gratidão, ensina ao filho mais velho do banqueiro, Carlos Gracie, o Jiu - Jitsu.

Assim se funda o Gracie Jiu - Jitsu, que domina atualmente os campeonatos de vale tudo (como o próprio nome já diz, combates francos e sem restrições quanto ao estilo de luta), assim como os campeonatos mundiais de Jiu - Jitsu esportivo, outra modalidade, que não possui golpes traumáticos (socos, chutes, etc..) e sim uma série de regras e especificações, um esporte em si.

Fernando Meloni

Fernando pratica Jiu - Jitsu e foi vice campeão do Circuito Paulista de 94 e campeão da I Etapa do Circuito Paulista de 96. Mudou de categoria e foi campeão do circuito paulista de 96 sendo vice-campeão na segunda etapa e campeão na terceira.