Olá, Pessoal. O pedi aos meus chefes do IMECC e este email do Ricardo Miranda, diretor associado, confirma que conseguiram, agora vocês podem empregar o wolframcloud, mas com um link diferenciado,

 
https://account.wolfram.com/redeem/COVID19

 
...neste link vocês tem a vantagem de poderem fazer upload de arquivos, fica mais fácil para levantar um notebook daqueles que estão no site, a título de exemplo ...e a partir dele trabalhar online.

 
Tal é muito útil para quem está trabalhando apenas no wolframcloud e não tem o programa instalado no computador. Na licença que a Unicamp paga não tínhamos a possibilidade de fazer upload de notebooks, mas por conta da pandemia, a Wolfram, por solidariedade, vai permitir este acesso completo aos senhores até 15 de agosto. Neste encaminhado estão as várias trocas de email que levaram à boa notícia ...legal ver como a chefia do IMECC e o pessoal do Citic deram ouvidos ao pedido, foram atrás e resolveram, estão de parabéns. Os senhores também, pelas várias perguntas que estão fazendo e pelas excelentes listas que estou recebendo. Talvez estejamos descobrindo uma maneira diferente de lecionar, menos entediante do que a tradicional.

 
Saudações. Márcio.

 

 

 

 

 
------ Forwarded message ---------
From: Ricardo Miranda Martins <rmiranda@ime.unicamp.br>
Date: Wed, 22 Apr 2020 at 14:31
Subject: Fwd: RES: Pedido_à_Wolfram_para_permitir_uploads_de_notebooks_no_wolframcloud
To: Paulo R. C. Ruffino <ruffino@unicamp.br>, Mahendra Prasad Panthee <mpanthee@unicamp.br>, Márcio Antonio de Faria Rosa <marcio@ime.unicamp.br>
 


 
Oi Márcio, boas notícias. O Wolfram liberou o acesso até 15/agosto. Instruções para estão no e-mail abaixo.

 
---------- Forwarded message ---------
From: Paulo Moraes <paulo@unicamp.br>
Date: Wed, Apr 22, 2020 at 2:15 PM
Subject: Re: RES: Pedido_à_Wolfram_para_permitir_uploads_de_notebooks_no_wolframcloud
To: <rmiranda@ime.unicamp.br>
Cc: Sandro Rigo <srigo@unicamp.br>, Fernando Moreno Mendonca <fernando@unicamp.br>, CITIC <citic@unicamp.br>, <ruffino@unicamp.br>, <mpanthee@ime.unicamp.br>
 


 
Caro Prof Ricardo, boa tarde!

   Conforme solicitado ao Prof Sandro, segue o retorno da empresa SIA que detêm o contrato com a UNICAMP sobre como proceder para que os alunos possam ter acesso ao WolfromCloud.  Diante do cenário de pandemia do COVID-19 o uso tem validade até o dia 15/Agosto/2020.

   Aproveitando o contato, é muito importante orientar os alunos que ao solicitarem qualquer serviço da Wolfram que este seja solicitado através do e-mail institucional (@dac.unicamp.br,  @unicamp.br ou @g.unicamp.br, caso contrário o pedido fica bloqueado no portal.

   Caso haja qualquer problema, estamos à disposição.

Atenciosamente

Paulo Moraes

Coordenador de Divisão de Serviços Computacionais

Centro de Computação - UNICAMP


 

Em 22/04/2020 13:51, Daniel Carvalho escreveu:
 
Ola Paulo,

 
Para acesso imediato por favor enviar este link para o professor: https://account.wolfram.com/redeem/COVID19 (Pode passar para todos que solicitarem)

 
Vou pedir para nossa equipe de infra liberar o Mathematica | Online para todos da Unicamp, associado ao seu site license.

 
É importante lembrar aos alunos, professores e pesquisadores da UNICAMP que vocês podem instalar o Mathematica em seus computadores de casa, isso já faz parte do contrato. Tenho recebido muito download de trial por alunos e professores da UNICAMP e eu sempre aviso que já está disponível para todos, e passo o link para: https://www.citic.unicamp.br/mathematica Talvez seja interessante fazer um comunicado geral sobre isso.

 
Diversas instituições pelo mundo estão utilizando o Mathematica para ensino, esta fase de pandemia.

 
Estes acessos ao Mathematica | Online são válidos até dia 15 de agosto.

 
Obrigado,

 
Daniel Carvalho

 
----- On Apr 22, 2020, at 1:42 PM, João Faria <jfaria@sia.com.br> wrote:
 

Caro Paulo,

 

Levei sua solicitação a Wolfram. Eles devem liberar acesso temporariamente, até 15Ago2020 pelo menos.

 

Atenciosamente,

 

SIA Sistemas de Informática e Automação - www.sia.com.br

Representante Wolfram no Brasil

Joao Alfredo de Faria

Office: Tel: 11-4375-3764 - Celular: 11-99975-8911

 

 

De: Paulo Moraes [mailto:paulo@unicamp.br]
Enviada em: quarta-feira, 22 de abril de 2020 12:14
Para: jfaria424@gmail.com; JFaria_SIA
Assunto: Re: Pedido_à_Wolfram_para_permitir_uploads_de_notebooks_no_wolframcloud

 

Seguem meus contatos:

(19) 99792-7076 (Celular/WhatsApp)

Hangout: paulo@unicamp.br

 

 

Em qua., 22 de abr. de 2020 às 12:13, Paulo Moraes <paulo@unicamp.br> escreveu:

Prezado João Faria, boa tarde!  Espero que esteja tudo bem com você e toda sua família.

 

Recebemos o pedio de uso do WolframCloud de um de nossos docentes, esse pedido está fundamentado principalmente devido a UNICAMP estar ministrando aulas remotas.

 

Entrei no portal da Wolfram e não encontrei esse produto, mas ao entrar no link recebi o email abaixo:

 

Welcome to the Wolfram Cloud

Thanks for signing up for introductory access to the Wolfram Cloud:
https://www.wolframcloud.com

The Wolfram Cloud combines a state-of-the-art notebook interface with the world's most productive programming language—scalable for programs from tiny to huge, with immediate access to a vast depth of built-in algorithms and knowledge.

With this introductory Wolfram Cloud plan, you get:

  • 200 MB of cloud storage
  • 5,000 Cloud Credits per month
  • Temporary cloud deployments, allowing you to publish Wolfram Notebooks in the cloud and deploy APIs for up to 60 days

Ready to explore?

Here are a couple of things we recommend to get started:

You can access these resources and more from the Quick Links sidebar in the Wolfram Cloud.

In the next few days, we'll provide some more resources to help you get started with the Wolfram Language in the Wolfram Cloud. Until then, enjoy exploring the Wolfram Cloud!

Katherine Bautista
Customer Success and Advocacy Team
Wolfram Research

Gostaríamos de solicitar à Wolfram a liberação desse acesso ao alunos, entendi que para os docentes essa funcionalidade é liberada.

Poderia confirmar isso para nós? 

Se preferir, podemos nos falar por telefone/Whatsapp ou Hangout.

Fico no aguardo de seu contato.

 

Atenciosamente

 

Paulo Moraes

Coordenador de Divisão de Serviços Computacionais

Centro de Computação - UNICAMP

 

 

---------- Forwarded message ---------

De: Ricardo Miranda Martins <rmiranda@ime.unicamp.br>
Date: ter., 21 de abr. de 2020 às 18:52
Subject: Fwd: Pedido_à_Wolfram_para_permitir_uploads_de_notebooks_no_wolframcloud
To: Sandro Rigo <srigo@unicamp.br>
Cc: Paulo R. C. Ruffino <ruffino@unicamp.br>

 

Caro Prof. Sandro,

 

Temos uma demanda de um docente sobre o Mathematica, e talvez você possa ajudar, já que a licença é administrada pelo CCUEC (?). Ele faz bastante uso do software durante as aulas e quer que alunos possam fazer upload de notebooks no WolframCloud. Eu achava que este recurso era liberado para todos (a licença dos estudantes é diferente da nossa?), mas parece que não é.

 

Existe chance desta demanda chegar até o representante do Wolfram, ou algo assim?

 

Abraços.

---------- Forwarded message ---------
From: Márcio Antonio de Faria Rosa <oicram@unicamp.br>
Date: Sat, Apr 18, 2020 at 4:12 PM
Subject: Pedido_à_Wolfram_para_permitir_uploads_de_notebooks_no_wolframcloud
To: <ruffino@ime.unicamp.br>, Ricardo Miranda Martins <rmiranda@ime.unicamp.br>, Mahendra Prasad Panthee <mpanthee@ime.unicamp.br>

 

Caros Chefes, Paulo Ruffino, Ricardo e Mahendra.

Gostaria de saber se vocês têm condições de entrar em contato com o citic ...e de pedir aos administradores da licença da Unicamp com a Wolfram para entrarem em contato com a Wolfram e pedirem para que liberarem o upload de notebooks no wolframcloud (mathematica completo online) para os estudantes da Unicamp ...creio que este pedido, considerando a situação global, talvez, por solidariedade, seja atendido e isto seria muito útil para alguns alunos de ma211 w e x, que estão em situações precárias, morando em cavernas, onde não têm computadores e outras facilidades do mundo contemporâneo, apenas acesso à internet por celulares e nuvens de fumaça (rêrê).

Deixe-me explicar melhor ...o curso vai muito bem, melhor do que os presenciais que já lecionei, pois os alunos, aprisionados, estudam mais ...bem no fundo eles gostam do curso que fazem, mas nos semestres usuais as baladas e as namoradas etc., são mais agradáveis do que estudar. Na atual situação, estão estudando muito, se virem o site do curso,

http://www.ime.unicamp.br/~marcio/ps2020/index.html

...verão o ritmo pelo número de figuras, emails com perguntas e respostas, dos quais os mais importantes são levantados, também muito material, incluindo os textos necessários estão sendo levantados para o tal site, deveríamos prender os estudantes em todos semestres, não só nas pandemias.

As duas semanas que tivemos de aulas presenciais ajudaram muito, quando paramos estávamos para fazer a primeira apresentação em grupo, muitos alunos já assistiam aulas com notebooks, o curso começou com um ritmo acelerado e isto ajudou, pois o curso emprega muito o soft mathematica, por conta da nossa licença com a Wolfram.

Com a mudança de planos passei a enviar estudos dirigidos, onde o aluno tem que fazer estudos em textos (cujos pdfs eu providencio), resolver exercícios, problemas e fazer tarefas com o soft, que é utilizado como um laboratório. Tais estudos dirigidos, que agora são individuais, não são muito diferentes das tarefas para grupos, que estávamos utilizando no curso presencial e por conta disso muitos alunos já estavam engrenados com o soft e estão indo muito bem.

Porém uma porcentagem baixa, mas significativa de alunos, viu-se em situação complicada. Estavam pegando carona no grupo, alguns nem tinham baixado o soft ...mas com o tempo esticado, troquei emails, dei instruções e consegui que boa parte desses engrenassem no curso. Uma parte menor, entretanto, ficou em situação precária, estão em quarentena com computadores muito velhos, que não rodam bem o soft, mas têm acesso à internet. Bem, o soft é leve, mas deixa prá lá se alguns exageraram na dificuldade em rodar o program, a busca por uma saída até enriqueceu o curso.

A saída que encontramos para estes em situção precária foi a tal de wolframcloud ...não é o precário wolframalpha, que é livre e parece com o soft que instalamos em celulares. O wolframalpha não é suficiente para os trabalhos do curso, mas o wolframcloud, que temos acesso no site

http://www.wolframcloud.com

permite acesso ao programa completo online, que é até melhor do que aqueles que temos instalados, pois está muito atualizado. Por exemplo, o belo comando GeoContourPlot, que desenha mapas com conjuntos de nível de campos escalares definidos numa região do planeta, funciona online, mas não funciona no meu mathematica12. Para acessar o site o estudante tem que ter uma id wolfram, daí basta ele preencer o formulário do citic em

https://www.citic.unicamp.br/mathematica

...como se fosse baixar o programa, mas não precisa nem baixar, preenchendo o formulário ele tem uma id wolfram e pode utilizar o wolframcloud. Fiz propaganda e todos do curso estão empregando o wolframcloud, alguns problemas até forçam o aluno a fazer isso, pois pedem comandos como o GeoContourPlot, avisando que só roda lá.

Bem, os alunos resolvem os problemas dos estudos dirigidos baseados nos exemplos que estão no site do curso. Na página principal do site o link azul da forma 20200413.nb leva a um notebook produzido no dia 13/04 ...pode-se contar 22 desses links na página principal, se juntados ao outros que estão nos subsites (acesso pelos vários botões), são cerca de 40 notebooks para exemplos até agora.

Ficaria muito mais fácil para os alunos que estão em situação muito precária se pudessem, ao utilizar o wolframcloud, fazer o upload dos notebooks com exemplos, que tomam como base (aquele que que não está tão precário abre um note novo no site cola os comandos que copiou de um note de exemplo, o qual pode pelo menos abrir). Se entramos no site wolframcloud e pedimos o upload, o site recusa e oferece um plano para comprarmos ...dá a impressão que a licença que temos permite o wolframcloud, mas não tudo, não abrange o upload de notebooks.

Assim, gostaria de saber se alguém poderia entrar em contato com a Wolfram e pedir a liberação dos uploads de notebooks para nossos alunos. O argumento da pandemia, também solidariedade etc., talvez leve wolfram a esta gentileza. Tentei contato como o citic mas os telefones de lá não atendem.

Atenciosamente. Márcio.

 

 

--

Sandro Rigo

Prof. Associado - Instituto de Computação

Superintendente - Centro de Computação (CCUEC)

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)


 

 

--

PAULO MORAES
DSC - Centro de Computação
Coordenador da Divisão de Serviços Computacionais
(19) 3521-2235 - paulo@unicamp.br