Olá, Pessoal.

 
Sempre que abrirem um notebook que enviamos a vocês entrem no menu Evaluate e dêem um clique em Evalutate Notebook, pois às vezes comandos posterirores dependem dos anteriores, fazendo isso todos os comandos são executados em linha.

 
Aqui vai uma animação, um camundongo que balança o rabo ...pois é, matemática pode se divertida. O camundongo é definido por arcos de circunferência etc., com o emprego dos comandos do mathematica. Seu nome é pinkdongo ...e já apareceu numa prova de GA, faz alguns anos.

 
Fique atento para alguns detalhes. Usualmente definimos uma função da forma:

 
g[x_, y_] = x + y,

 
o traço baixo é para avisar o programa que estamos definindo a função ...que depois de definida pode ser usada sem o traço baixo. Quando definimos assim o mathematica responde com a expressão

 
x + y,

 
ele executa a função recém inventada (lembramos que ele trabalha com variáveis algébricas, não apenas com número).

 
Às vezes definimos funções de forma um pouco diferente, evitando essa execução da função recém inventada, pois tal não faria sentido. No notebook que vai anexo definimos uma função muito diferente que, a partir de um número lambda dado, responde apresentando elementos gráficos que dependem do lambda, veja que interessante. Tal função é declarada da forma:

 
g[lambda_] := coisas que dependem do lambda;

 
...os dois pontos antes do igual e o ponto-e-vírgula ao final dizem para mo mathematica para registrar tal função apenas formalmente, mas para segurar-se ...e executá-la somente quando alguém disser o valor de lambda.

 
Outro ponto interessante que aparece no notebook é o comando Manipulate, é um metacomando que faz manipulações ou animações (para animações dê um clique no sinal de + que aparece na execução, daí abre-se uma caixa de controle). Bem, o Manipulate é digitado assim

 
Manipulate[OutroComando que depende de lambda, {lambda, a, b}]

 
...na execução aparece um botão para escolhermos o lambda entre a e b ...e escolhendo aparece a execução correspondente ao lambda escolhido, do OutroComando. Além dessa manipulação do lambda através do botão, podemos abrir a caixa de controle de animação e fazer com que o soft fique variando o lambda para, por exemplo, fazer um camundongo balançar o rabo, na caixa podemos escolher até a velocidade com que este grande herói de tantas histórias infantis faz tal gesto.

 
Saudações. Márcio.