Olá, Pessoal.
Sempre que abrirem um notebook que enviamos a vocês entrem no menu Evaluate
e dêem um clique em Evalutate Notebook, pois às vezes comandos posterirores
dependem dos anteriores, fazendo isso todos os comandos são executados em
linha.
Aqui vai uma animação, um camundongo que balança o rabo ...pois
é, matemática pode se divertida. O camundongo é definido por arcos de
circunferência etc., com o emprego dos comandos do mathematica. Seu nome é
pinkdongo ...e já apareceu numa prova de GA, faz alguns anos.
Fique atento para alguns detalhes. Usualmente definimos uma função da forma:
g[x_, y_] = x + y,
o traço baixo é para avisar o programa que estamos definindo a função ...que
depois de definida pode ser usada sem o traço baixo. Quando definimos assim
o mathematica responde com a expressão
x + y,
ele executa a função recém inventada (lembramos que ele trabalha com
variáveis algébricas, não apenas com número).
Às vezes definimos funções de forma um pouco diferente, evitando essa
execução da função recém inventada, pois tal não faria sentido. No notebook
que vai anexo definimos uma função muito diferente que, a partir de um
número lambda dado, responde apresentando elementos gráficos que dependem do
lambda, veja que interessante. Tal função é declarada da forma:
g[lambda_] := coisas que dependem do lambda;
...os dois pontos antes do igual e o ponto-e-vírgula ao final dizem para mo
mathematica para registrar tal função apenas formalmente, mas para
segurar-se ...e executá-la somente quando alguém disser o valor de lambda.
Outro ponto interessante que aparece no notebook é o comando Manipulate, é
um metacomando que faz manipulações ou animações (para animações dê um
clique no sinal de + que aparece na execução, daí abre-se uma caixa de
controle). Bem, o Manipulate é digitado assim
Manipulate[OutroComando que depende de lambda, {lambda, a, b}]
...na execução aparece um botão para escolhermos o lambda entre a e b ...e
escolhendo aparece a execução correspondente ao lambda escolhido, do
OutroComando. Além dessa manipulação do lambda através do botão, podemos
abrir a caixa de controle de animação e fazer com que o soft fique variando
o lambda para, por exemplo, fazer um camundongo balançar o rabo,
na caixa podemos escolher até a velocidade com que este grande herói de
tantas histórias infantis faz tal gesto.
Saudações. Márcio.